Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pesquisa revela que 9% são favoráveis a fracionamento

Irene Lôbo / ABr - 13 de abril de 2005 - 14:25

A consulta pública sobre a venda fracionada de remédios proposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), encerrada no último dia 03 de abril, confirmou que a maioria dos setores interessados é a favor da medida. Das 163 contribuições enviadas por setores da sociedade civil organizada e por entidades farmacêuticas de varejo e do segmento industrial, 90% se manifestaram favoráveis ao fracionamento e 10% foram contra a idéia.

Entre os que apóiam a medida, 70% são absolutamente favoráveis e 20% aceitam a proposta do governo, mas sugerem modificações. O resultado foi divulgado hoje (13) pelo diretor da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, durante uma audiência pública sobre o tema realizada em Brasília.

A posição favorável da sociedade era o passo que faltava para agilizar a implementação da medida, que já foi autorizada pelo decreto presidencial 5.348, publicado no Diário Oficial da União em 20 de janeiro deste ano. De acordo com o diretor da Anvisa, restam poucas etapas para a medida finalmente entrar em vigor. Ele afirma que, num prazo máximo de 45 dias, a população já poderá encontrar as primeiras farmácias credenciadas para a venda de remédios fracionados.

"Essa é uma mudança de comportamento, uma mudança estruturante da atenção farmacêutica e de toda a cadeia de medicamentos do país. Acredito que nos próximos meses vamos ter claramente como medir o impacto dessa medida na população brasileira", disse Mello.

SIGA-NOS NO Google News