Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

24/09/2007 09:58

Pesquisa mostra que inflação continua em alta

Stênio Ribeiro/ABr

Brasília - A projeção de inflação para este ano continua em alta lenta, mas gradativa, há seis semanas, como mostra o Boletim Focus, divulgado hoje (24) pelo Banco Central. Fruto de pesquisa com uma centena de analistas de mercado e de instituições financeiras, na última sexta-feira (21), o documento projeta Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 4,02%, e não mais os 4,01% estimados na pesquisa anterior.

Embora em elevação, o cálculo de inflação permanece bem abaixo do centro da meta de 4,5% fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), neste ano e no próximo, apesar de o Boletim Focus ter elevado a projeção de IPCA para 2008: de 4%, na semana passada, para 4,10%. A expectativa de inflação para os próximos 12 meses também subiu de 3,76% para 3,85%, considerando-se que o reajuste acumulado de preços fique no patamar de 0,28% em setembro e em outubro.

Único indicador de inflação em baixa, a projeção de reajustes dos preços administrados por contrato ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia e outros) caiu de 2,50%, na semana passada, para 2,40% neste ano. Ao contrário, a expectativa para os preços administrados no ano que vem é de alta. A projeção de reajuste de 3,60%, na pesquisa anterior, aumentou para 3,75%. Vale lembrar que esses preços correspondem a quase um terço do IPCA, índice que serve de parâmetro para as correções oficiais.

O acompanhamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) dos preços no atacado revela reajustes em alta há oito semanas. O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) aumentou de 5,01% para 5,24% de uma semana para outra, e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) subiu a projeção anterior de 4,85% para 4,96%.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)