Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

08/09/2010 10:15

Pesquisa do IBGE revela que 45,8% dos brasileiros estavam casados em 2009

Carolina Gonçalves, Agência Brasil

Rio de Janeiro - Mais de 66 milhões de brasileiros estavam casados em 2009. O número levantado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) representa 45,8% da população entrevistada no ano passado. O percentual de solteiros chegou a 42,8%.

O dado divulgado pela primeira vez pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que nas regiões Sudeste e Sul do país a proporção de casados era maior do que a de solteiros. No Norte, Nordeste e Centro-Oeste os solteiros eram a maioria entre os entrevistados.

A pesquisa divulgada hoje (8) ainda confirmou “tendência de envelhecimento que prossegue e a ampliação de domicílios com um único morador”. Esse aumento é um reflexo desse envelhecimento, segundo a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Marcia Quintslr.

Enquanto na população até 24 anos houve redução de 642 mil pessoas, na faixa etária de 25 a 59 anos, houve aumento de 1,8 milhão de pessoas. A população com 60 anos ou mais também cresceu, com o ingresso de 697 mil pessoas nessa faixa etária em 2009 em relação a 2008, principalmente nas regiões Sudeste e Sul do país.

Entre os mais jovens, a maior concentração foi verificada no Norte, principalmente considerando as pessoas de 5 a 14 anos de idade, que representaram 21,4% dos entrevistados nessa região.

Nas faixas etárias mais altas, as mulheres representaram a maior parte. O sexo feminino, em geral, mostrou ser maioria em todas as faixas de idade, somando 98,4 milhões de pessoas (51,3% dos entrevistados), enquanto os homens representaram 48,7% da população investigada.

O IBGE ainda apontou um aumento da população parda em 2009, de 2 pontos percentuais em relação a 2004. Entre as pessoas que se declararam brancas, houve redução de 3,1 pontos percentuais no período.

No ano passado, segundo a pesquisa, “a população do país estava composta por 48,2% de pessoas que se declararam brancas [92,5 milhões]; 6,9% pretas [13,3 milhões]; 44,2% pardas [84,7 milhões]; e 0,7% amarelas e indígenas [1,3 milhão]”.

Edição: Juliana Andrade


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)