Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pequenas empresas usam cada vez mais tecnologia de gestão

Thais Antiquera - 15 de agosto de 2013 - 12:20

Softwares de gerenciamento foram desenvolvidos prioritariamente para empresas de grande porte se organizarem e não perderem o controle sobre seus produtos, estoques, serviços, clientes, oportunidades de trabalho e também sobre seus funcionários. Porém, atualmente a realidade é que pequenas empresas também estão precisando se organizar para poder ter controle de seu negócio e assim, mais lucro.

No Brasil, micro e pequenas empresas vêm crescendo e alcançando o mercado. Segundo dados da Abradisti (Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da informação), o setor de tecnologia da informação deve movimentar R$84,6 bilhões em 2013 no país. Este aumento se deve ao crescimento de pequenas empresas que necessitam de programas de gestão.

Por outro lado, segundo um estudo do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), cerca de 41,64% dos micro e pequenos negócios morrem nos primeiros anos de vida por falta de planejamento. É o típico caso das empresas que improvisam planilhas de Excel. Não é que elas não funcionem, mas por serem manuais, correm um sério risco de erros humanos.

Estes riscos diminuem consideravelmente quando se tem um sistema especializado para a gestão empresarial. Um exemplo é o controle de estoque. O pequeno empreendedor pode ter gastos reduzidos controlando se está comprando mais do que precisa ao mês ou menos. Outro fator importante é que agora as empresas são obrigadas a produzirem notas fiscais e um software de gerenciamento certamente atende a esta demanda facilitando o trabalho do empreendedor e até de seu contador.

Hoje em dia existem softwares especializados para atender o público de micro e pequenas empresas. Com a utilização destes sistemas de gerenciamento, os riscos de se perder documentos importantes no processo de informar outras áreas da empresa acabam. Um sistema integrado faz com que menos documentos tenham que passar por vários locais. De maneira rápida e simples o sistema passa automaticamente os dados que cada área precisa, evitando erros e perda de tempo.

Os preços de softwares especializados para micro e pequenos empreendedores, variam muito de acordo com cada empresa, mas os mais baratos e eficientes são os que armazenam informações nas nuvens, assim podendo ser acessado de qualquer lugar e por quantos usuários forem necessário.

Omiexperience é um exemplo claro e eficaz de sistema de gestão online para micro e pequenas empresas. Ele possui diversas funções, como CRM, Vendas, Produtos, Estoques, NFS-e, NF-e, integração com escritórios de contabilidade entre outros, que atendem a específicos departamentos da empresa, sendo seu custo benefício muito bom.

O fato é simples de explicar. Se não houver um sistema de gestão que atue desde o pequeno negócio, eles não conseguirão se desenvolver, estagnarão na mesma porcentagem de lucro ou pior, irão falir. E isso tudo acontece por falta de gestão e tomadas de decisões rápidas, sendo os sistemas de gerenciamento a melhor forma de organizar um negócio e fazer com que ele de lucro. É preciso ficar atento. Certamente é um investimento que vale muito a pena.

Thais Antiquera é formada em jornalismo, marketing digital e mídias. É assistente de SEO na NWG Tech , empresa desenvolvedora do Omiexperience, software de gestão para micro e pequenas empresas.

SIGA-NOS NO Google News