Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

25/03/2004 08:24

PEC proíbe reeleição para cargos executivos

Agência Câmara

A reeleição de presidente da República, governadores e prefeitos para o mandato seguinte poderá ser proibida. A alteração está prevista na Proposta de Emenda à Constituição 249/04, apresentada pelo deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), que também atinge os substitutos que ocuparem os três cargos nos seis meses anteriores às eleições. O direito à reeleição para cargos executivos foi instituída pela Emenda Constitucional 16/97.
Para o autor da proposta, "a experiência mostrou que o novo sistema nada tem a ver com as tradições eleitorais brasileiras". Geddel Vieira alerta ainda que a possibilidade de reeleição facilita a influência de governantes e do poder econômico no processo eleitoral. Ele lembra que, nas eleições de 1998, 14 dos 20 governadores que concorreram à reeleição venceram o pleito. Em 2002, sete dos 10 governadores que se recandidataram foram eleitos.
"A percentagem dos reeleitos deixa claro, sem subestimar o mérito dos candidatos, que o eleitorado fica muito preso ao titular do cargo", afirma o deputado. "Diante dessa constatação, nossa proposta pretende retornar às tradições constitucionais do País, ao vedar a reeleição para o período subseqüente".

Tramitação
A PEC será encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para exame de admissibilidade. Se acatada, passará a ser examinada por uma comissão especial de deputados, antes de seguir para votação no Plenário.



Reportagem - Rejane Oliveira
Edição - Regina Céli Assumpção


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)