Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Paraolímpico anuncia a primeira lista de convocados

Agência Brasil - 06 de fevereiro de 2004 - 15:55

O Brasil terá, em Atenas, sua maior delegação aos Jogos Paraolímpicos. Até o momento, são 77 atletas – 13 a mais do que em Sidney. O Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) anunciou a primeira lista dos convocados, que irão iniciar seus treinamentos. Entre os destaques estão cinco atletas brasilienses, representantes de três modalidades – goalball, atletismo e tênis de mesa – e o técnico nacional de ciclismo paraolímpico: Romolo Lazzareti.

No tênis de mesa, Iranildo Conceição e Cristovam Jaques são os representantes de Brasília convocados. Os dois garantiram vagas para Atenas depois de ganhar o II Parapanamericano de Tênis de Mesa, disputado na capital federal em novembro de 2003. No atletismo, há Antônio Delfino – medalha de prata em Sidney-2000 e ouro nos Jogos Parapanamericanos de Mar Del Plata. Os corredores Ariosvaldo Fernandes e Moisés Neto, também da capital, marcam presença na lista do CPB. A mais nova vaga do país para Atenas também é de Brasília. No hipismo, Marcos Alves carimbou passaporte para a Grécia e é o mais novo integrante da Equipe Paraolímpica Brasileira.

Os avaliadores do Comitê Paraolímpico iniciaram, em 5 de fevereiro, a jornada de testes físicos, médicos, nutricionais, psicológicos e técnicos com um grupo de 66 atletas das modalidades basquete em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, goalball, ciclismo e tênis para deficientes mentais. O trabalho dos especialistas terá a duração de 10 dias.

Os treinamentos das modalidades começam no fim de fevereiro. Os integrantes do grupo iniciam os trabalhos nas suas regiões e, até maio, irão se reunir pelo menos uma vez. No início de maio, o CPB realiza os Jogos Paraolímpicos do Brasil – qualificatório para Atenas. De lá sairá a lista oficial da delegação brasileira que representará o país na Grécia. Desde 2002, o CPB criou a bolsa-incentivo para os atletas, guias e técnicos.

A convocação dos atletas foi definida por técnicos, coordenadores de modalidades e diretores-técnicos das cinco associações filiadas ao CPB. Ainda faltam os nomes da natação, que só serão divulgados quando o Comitê Executivo de Natação do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) informar se o Brasil terá mais vagas nesta modalidade. Atualmente, o esporte tem cinco vagas e o CPB espera, pelo menos, dobrar este número, já que os nadadores brasileiros possuem colocação expressiva no ranking mundial.

O Brasil já está classificado em dez modalidades para Atenas – uma a mais do que em Sidney. O país ainda tem chances de se classificar para mais três esportes: esgrima, halterofilismo e tênis em cadeira de rodas. As modalidades confirmadas para os Jogos são: atletismo, basquete em cadeira de rodas, ciclismo, futebol de 5 , futebol de 7, hipismo, judô, goalball, natação, tênis de mesa.

SIGA-NOS NO Google News