Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Paraná libera parcialmente entrada de bovinos de MS

João Prestes / Campo Grande News - 23 de dezembro de 2005 - 05:05

O governo do Paraná decidiu liberar o ingresso e trânsito de bovinos e suínos oriundos de Mato Grosso do Sul, bem como os produtos e subprodutos de origem animal provenientes do Estado. A resolução deve ser publicada hoje no Diário Oficial da União. Mas a medida não se estende aos municípios da zona tampão: Eldorado, Japorã, Mundo Novo, parte de Iguatemi e Itaquiraí.

O secretário de Produção e Turismo, Dagoberto Nogueira Filho, foi comunicado da decisão no início da tarde de ondem pelo secretário de Agricultura do Paraná, Orlando Pessuti. “Brigamos muito tempo por essa decisão. Finalmente ela veio”, comentou aliviado.

Entre os subprodutos estão liberados a carne bovina desossada e maturada, carne suína e ovina, miúdos e vísceras, couros e peles, leite cru resfriado, pasteurizado ou esterilizado, tripa salgada, coalho, bile, cascos e chifres, sebo, farinhas de carne, ossos e de sangue e ração animal.

Já quanto aos produtos vegetais oriundos dos municípios de Eldorado, Japorã, Mundo Novo e parte de Iguatemi e Itaquiraí, fica autorizada a entrada no Paraná, exceto de propriedade foco, desde que acompanhado de Certificado de Desinfecção do veículo emitido pelo órgão oficial do Estado de origem, nesse caso, da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).

SIGA-NOS NO Google News