Cassilândia, Terça-feira, 21 de Maio de 2019

Últimas Notícias

08/04/2019 17:00

Para acabar com fila, MP cobra ponto eletrônico a médicos e dentistas

Campo Grande News

O Ministério Público Federal e o Ministério Público de Mato Grosso do Sul recomendaram à Prefeitura de Naviraí, cidade a 233 km de Campo Grande, a adoção de medidas de controle de frequência de todos os servidores públicos vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde), em especial de médicos e dentistas.

Pela recomendação, a prefeitura não deve mais aceitar a utilização da folha de ponto por nenhum servidor público vinculado ao SUS como forma de comprovação do cumprimento da carga horária, salvo em situações excepcionais.

As unidades públicas de saúde devem disponibilizar, para consulta de qualquer cidadão, o registro de frequência dos profissionais que ocupem cargos públicos vinculados, de qualquer modo, ao Sistema Único de Saúde.

Outra medida é que a população seja informada do local e horário de atendimento dos médicos e odontólogos que ocupem cargos públicos vinculados ao SUS. As informações devem ser disponibilizadas na internet e em local visível das salas de recepção de todas as unidades de saúde.

Os promotores federais e estaduais pedem que a população ajude a cobrar o cumprimento da jornada dos médicos e dentistas, comunicando o descumprimento dos horários para a prefeitura ou para o Ministério Público.

O prefeito José Izauri de Macedo e o secretário de Saúde Welligton de Mattos Santussi poderão ser responsabilizados por omissão, caso não estabeleçam rotinas para fiscalizar o cumprimento das medidas recomendadas. A prefeitura tem 30 dia para responder ao Ministério Público, informando as medidas implementadas.

Fila – De acordo com o MP, o objetivo da recomendação é resolver os graves problemas enfrentados pela população de Naviraí na rede pública de saúde município. Dados de fevereiro de 2019 indicam que a demanda reprimida dos postos de saúde do município tem 707 pacientes na especialidade de ortopedia, 286 pacientes de gastrologia, 142 de urologia, 227 pacientes na especialidade ginecologia, 160 pacientes esperando pediatra e 420 esperando atendimento de oftalmologia.

Somando outras especialidades, são pelo menos duas mil pessoas aguardando atendimento na rede pública. “Mesmo assim a prefeitura segue sem exigir cumprimento de horário de médicos e odontólogos, mesmo com ponto eletrônico instalado em toda a rede pública. Os profissionais registram presença em uma arcaica folha de ponto”, afirma o MP.

A exigência de controle eletrônico de frequência nos órgãos da administração direta, autarquia e fundações municipais de Naviraí foi estabelecida por decreto municipal de 4 de abril de 2018. O descumprimento é investigado em inquéritos civis tanto do Ministério Público Federal quanto do Ministério Público de Mato Grosso do Sul.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 21 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
Segunda, 20 de Maio de 2019
10:00
Receita do Dia
08:46
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)