Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Pane deixa metade de MS sem energia

Aline Rocha/Campo Grande News - 25 de maio de 2005 - 07:15

Um blecaute no final da tarde de ontem deixou cerca de metade dos municípios de Mato Grosso do Sul sem energia elétrica. Com exceção de cidades do sul do Estado, como Dourados e Ponta Porã, nas demais regiões houve queda total ou oscilações de energia. Mais de 30 cidades do Estado foram atingidas a partir das 16h40, horário do início do blecaute.

Uma das hipóteses levantadas pela Aneel (Agência nacional de Energia Elétrica) da causa do blecaute foi a forte chuva que provocou descargas elétricas na subestação de Mimoso, que fica no município de Ribas do Rio Pardo. De acordo com a Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul), uma pane em um disjuntor da subestação ocasionou o problema. Segundo a Aneel, a pane afetou quatro linhas de transmissão no trecho de Mimoso a Campo Grande, área de atuação da Enersul. Em função da pane, houve sobrecarga das linhas e o desligamento da transmissão de Dourados a Campo Grande, na área da Eletrosul.

Para a Enersul, o problema teve uma extensão menor à dimensionada pela Aneel. A companhia regional confirmou a pane em Aquidauana, Miranda, Anastácio, Corumbá, Ladário, São Gabriel do Oeste, Coxim, Rio Verde, Sidrolândia, Campo Grande e municípios próximos. Embora a Aneel tenha excluído apenas a região sul do estado, não apontou o número de cidades atingidas. Em Campo Grande, a falta de energia durou cerca de 40 minutos, mas há cidades que ficaram mais de uma hora sem luz.

O restabelecimento da energia nas cidades começou dez minutos depois da queda, com a plena retomada prevista para o início da noite. A Aneel e a ONS (Operadora Nacional do Sistema) ainda não têm o laudo da falha, mas técnicos estão estudando o problema.

No extremo norte do Estado, em Pedro Gomes, faltou energia por cerca de uma hora e meia. Em Aquidauana, também houve falta, porém breve, de cerca de 10 minutos. Em outras cidades, como em Bataguassu, não houve falta, apenas oscilação, o mesmo se repetiu em Jardim e em Bonito.

SIGA-NOS NO Google News