Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Padre Anchieta pode virar Herói da Pátria

Agência Câmara - 07 de janeiro de 2004 - 10:08

O nome do padre José de Anchieta pode ser inscrito no Livro dos Heróis da Pátria. A inclusão do nome do jesuíta foi proposta pelo deputado Elimar Máximo Damasceno (Prona-SP), no Projeto de Lei 810/03. O livro está no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília.
O deputado argumenta que "todo país que se preza deve honrar e valorizar os líderes e fatos históricos importantes da nacionalidade sem o que não se cria entre os cidadãos os sentimentos de identidade nacional". Elimar Máximo Damasceno considera que a instituição de homenagens a personagens da História do País promove o resgate da memória brasileira como instrumento de afirmação da cidadania e de construção da identidade nacional.
Já estão inscritos no "Livro dos Heróis da Pátria", os nomes de Tiradentes, Marechal Deodoro da Fonseca, Zumbi dos Palmares, D. Pedro I, Plácido de Castro e, mais recentemente, Duque de Caxias.

O projeto já foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura e está atualmente na Comissão de Constituição, Justiça e de Redação, onde aguarda a designação de relator. A proposta tramita em regime conclusivo pela comissões e, se aprovada pela CCJR, não precisará ser votada pelo Plenário e será encaminhada ao Senado.



Reportagem - Ana Felícia
Edição - Paulo Cesar Santos


SIGA-NOS NO Google News