Cassilândia, Domingo, 05 de Abril de 2020

Últimas Notícias

23/02/2020 11:30

Pacientes com câncer devem ter cuidados extras durante o Carnaval

Governo de SP

 

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo listou algumas recomendações para garantir o bem-estar e a continuidade do tratamento de pessoas em tratamento contra o câncer que vão viajar no feriado de Carnaval.

É fundamental comunicar o médico da decisão e estar atento às orientações do especialista. “Desde que o médico seja informado sobre o passeio e esteja de acordo, não há impedimento algum para que a pessoa com câncer viaje”, diz a diretora de corpo clínico do Instituto do Câncer, Maria Del Pilar Estevez Diz.

De acordo com a oncologista, tratamentos de alguns tumores específicos impactam na baixa da imunidade do paciente e, portanto, é importante evitar grandes aglomerações comuns à época.

Mesmo com as alterações na rotina e possíveis longos períodos fora de casa, respeitar as recomendações médicas e ter em mãos as medicações, tanto as de uso contínuo, como as sintomáticas, utilizadas em caso de dor, náusea ou febre, são providências das quais o paciente não pode abrir mão.

Além disso, a hidratação adequada, com ingestão de bastante líquido, o uso de filtro solar e chapéus para se proteger do sol e o consumo de alimentos frescos – e de procedência confiável – são cuidados que valem para todos.

“Sair da rotina não pode ser sinônimo de se descuidar da saúde. Por isso, o paciente precisa estar sempre atento ao seu corpo. O aparecimento de febre igual ou superior a 37,8ºC (medida embaixo das axilas), principalmente durante o tratamento quimioterápico, é um sinal de alerta e pode indicar a necessidade de procurar o serviço local de saúde”, comenta a especialista.

Para as pessoas em geral, e que vão aproveitar o Carnaval para passeios ao ar livre, o dermatologista Caio Lamunier, do instituto, lembra da importância de passar protetor solar, evitar o sol entre 10h e 16h, além de usar itens como óculos escuros, chapéus ou bonés. “A exposição prolongada ao sol e, sem proteção adequada, causa envelhecimento precoce da pele e contribui com o surgimento deste tipo de câncer, que corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no País”, comenta.

O Instituto do Câncer está vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP.

Dicas para pacientes antes de viajar
– Consulte seu médico antes da viagem para garantir de que o passeio não irá interferir no tratamento;
– Tenha cópias de seus exames mais recentes e, se possível, uma carta do médico que o acompanha com resumo de seu diagnóstico e tratamento;
– Separe seus remédios e certifique-se de levar um pouco a mais do necessário para o período da viagem, caso haja algum contratempo;
– Em caso de viagens de avião, leve os medicamentos sempre na bagagem de mão e nas embalagens originais, para evitar problemas com a alfândega.

Dicas para durante a viagem
– Diminua as chances de contrair infecções. Dê preferência a bebidas engarrafadas e alimentos bem cozidos;
– Caso se sinta indisposto, reduza o ritmo das atividades e descanse;
– Se estiver viajando de avião, tente se levantar e caminhar um pouco a cada uma hora para melhorar a sua circulação;
– Mantenha-se hidratado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 05 de Abril de 2020
Sábado, 04 de Abril de 2020
19:44
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)