Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Os reflexos do bebê

Click Bebê - 15 de setembro de 2016 - 09:00

Os bebês chegam ao mundo com uma longa lista de reflexos, que vão desaparecendo com o tempo. São os reflexos primitivos, caracterizados por resposta motora involuntária a um estímulo e estão presentes em bebês desde antes do nascimento. Todos eles são muito valiosos como forma de indicar o bom desenvolvimento neurológico e ajudá-lo a entender suas necessidades básicas.

Reflexo de sugar

O bebê abre a boca e suga, seja o mamilo da mãe, sejam os dedos. É um reflexo fundamental para a sobrevivência e uma sucção forte indica uma criança saudável. O bebê pode chupar também os próprios dedos ou o polegar para acalmar-se.

Reflexo de andar

Acontece quando você segura o bebé por debaixo dos braços e o apoia em pé, deixando que seus pés toquem uma superfície plana. Ele vai fazer naturalmente movimentos de passadas, tentando mover-se para a frente. Desaparece habitualmente no final do primeiro mês ou no segundo. Essa é uma parte dos exercícios que o bebê fazia dentro da barriga da mãe, onde apoiava os pés contra a parede abdominal e caminhava sobre ela.

Reflexo de agarrar

Se você colocar seu dedo na mão do bebê, ele vai agarrá-la com tanta força que quase poderá ser levantado pelas mãos. Caso você tente tirar o dedo, ele vai agarrá-lo com mais força ainda. Este reflexo ocorre também nos pés. O das mãos costuma desaparecer por volta do terceiro mês e o dos pés continua até cerca do sétimo ou oitavo mês.

Reflexo de rotação

Este reflexo é estimulado quando você alisa levemente as bochechas. O bebê vai girar na direção em que foi tocado e começará a fazer movimentos de sucção com a boca. Pode servir para estimulá-lo a se alimentar, se você alisar sua boca na hora da amamentação.

Reflexo de susto

Acontece quando o bebê ouve um barulho ou tem um movimento súbito, como deixar cair a cabeça para trás. Como reflexo, ele estica as pernas, abre os braços e dedos das mãos. Em seguida, fecha-os rapidamente.

Reflexo oculocefálico

Popularmente chamado de olho de boneco, os olhos do bebê se abrem ao virarmos a cabeça dele de um lado para o outro.

SIGA-NOS NO Google News