Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Os destaques do Cassilândianews em 26 de outubro de 2003

26 de outubro de 2007 - 06:44

E Guga conseguiu o título
Domingo, 26 de Outubro de 2003 13:17

Gustavo Kuerten ganhou hoje de Sargis Sargsian por 2 sets a 0, com parciais 6/4 e 6/3 e foi o campeão do Torneiro de São Petesburgo, na Rússia. O brasieleiro disputa nesta próxima semana o Masters Series de Paris. A estréia será contra o norte-americano Mardy Fish, campeão do Torneio de Estocolmo.
Somou 250 pontos no Ranking de Entradas e outros 50 na Corrida dos Campeões.
O novo ranking da Corrida dos Campeões, a ser divulgado pela ATP nesta segunda-feira, deverá trazer o brasileiro em 16º lugar, quatro posições acima do que ocupa atualmente. Com a taça, Guga passará os espanhóis Félix Mantilla e Tommy Robredo, o tcheco Jiri Novak e o chileno Nicolas Massú.


Cruzeiro continua com 6 pontos de diferença
Domingo, 26 de Outubro de 2003 13:12

Apesar do Santos conseguir golear o Coritiba, o Cruzeiro fez a sua parte e continua com 6 pontos à frente ( 79/73).
Confira os jogos de ontem:
Cruzeiro 1 x 0 Figueirense
Santos 4 x 0 Coritiba
Ponte Preta 1 x 1 Vitória
Bahia 2 x 2 Fluminense


Cinco milhões de brasileiros têm hepatites B e C
Domingo, 26 de Outubro de 2003 14:01
Lourival Macedo/ABr

Existem hoje, no Brasil, cinco milhões de pessoas com hepatites B e C, e a maioria nem sabe ou imagina que está com a doença, muitas vezes difícil de ser detectada, apesar de apresentar sintomas evidentes, como pele amarela, urina escura e fezes brancas. Quando a hepatite é "silenciosa" e diagnosticada tardiamente, o fígado já está comprometido, o que dificulta a recuperação, podendo levar o paciente à morte.

Para o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Expedito Luna, o número de portadores crônicos de hepatite B, no Brasil, chega a dois milhões de pessoas, e a três milhões o de de hepatite C. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima em dois bilhões o número de pessoas infectadas com hepatite B, no mundo, sendo que 325 milhões são casos crônicos.

A prevenção da hepatite B é feita com aplicação de três doses da vacina: a primeira, ao nascer, e, a segunda, quando o bebê está com um mês de vida. Já a terceira, é dada aos seis meses. A vacina também é oferecida, na rede do Sistema ùnico de Saúde (SUS), para crianças e jovens com idade de 1 a 19 anos e, ainda, para pessoas acima dessa faixa etária pertencentes a grupos de risco. Fazem parte desse grupo, pessoas com imunodeprimidas, os profissionais da área de saúde, profissionais do sexo e as que compartilham agulhas e seringas no uso de drogas injetáveis.

Já para a hepatite C, não existe a vacina, mas a Secretaria de Vigilância Sanitária, também do Ministério da Saúde, alerta as pessoas que realizaram transfusões de sangue antes de 1993 para a necessidade de fazer o exame de sangue que identifica a doença.



SIGA-NOS NO Google News