Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Operação vai combater atuação de falsos pescadores

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 21 de março de 2005 - 13:47

Na próxima semana começa em todo o Mato Grosso o Sul a força-tarefa “Operação Cardume” coordenada pela Secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Coordenação Geral do Governo, com apoio das policias Militar, Ambiental, Civil. O objetivo é verificar "in loco" a veracidade das informações cadastrais dos pescadores profissionais do Estado. O pescador que não tiver a pesca como atividade econômica principal terá a carteira caçada e sofrerá as punições legais.
Estarão envolvidas 135 pessoas, 22 viaturas e 43 embarcações. A partir de 1º de abril a força-tarefa irá na casa de cada pescador profissional para comprovar se a pesca é a única atividade econômica. Estão cadastrados na Sema cerca de três mil pescadores profissionais, já a Seap (Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca) tem o registro de cinco mil, enquanto na Associação dos Pescadores constam aproximadamente oito mil pescadores profissionais.
Nesta segunda-feira às 17h30, será realizada uma reunião na Governadoria com o secretário de Coordenação Geral do Governo, Raufi Marques, o superintendente de pesca da Sema, Thomaz Lipparelli; o comandante da Polícia Militar, coronel José Ivan de Almeida; capitão César Freitas Duarte da Polícia Militar Ambiental; delegado Fernando Paccielo Júnior da Delegacia Especializada no Combate aos Crimes Ambientais – DECA. O objetivo da reunião é apresentar o planejamento de atuação da Operação Cardume.
O trabalho contará com a participação do Comando Militar do Oeste – 9ª Divisão de Exército, que vai envolver também o Comando da 18º Brigada de Infantaria de Fronteira de Corumbá, o Comando do 9º Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana e o Comando do 47ª Batalhão de Infantaria de Coxim. A participação do Exército é importante pois a Operação envolve águas internacionais e na Bacia do Alto Paraguai estão concentrados cerca de 90% dos pescadores profissionais.

SIGA-NOS NO Google News