Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Olimpíada da Língua Portuguesa: 80 mil escolas inscritas

Agência do Rádio - 21 de fevereiro de 2008 - 10:22

Uma competição saudável entre alunos das escolas da rede pública de todo o País está para começar. É a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Lançada pelo Ministério da Educação, a iniciativa quer melhorar o ensino do idioma nas escolas públicas brasileiras. O projeto tem como foco a formação dos professores baseada na motivação dos alunos em sala de aula. Vão ser aplicados R$ 15 milhões em diferentes materiais didáticos, oficinas de leitura e campanha de divulgação. Na prática, isso significa um estímulo a mais para os estudantes, além da melhoria no aprendizado. É o que afirma a supervisora pedagógica de uma escola de Brasília, Cleuslene dos Santos.

"Todas essas propostas assim, olimpíada do português, da matemática, são incentivos para a gente trabalhar a nossa língua. O ser humano por si já é competitivo, não competição de querer ganhar do outro e tal, mas o estímulo da criança buscar mais, na medida que ela vai atrás do que está sendo proposto na olimpíada, ela vai ampliar os horizontes dela. Não só ela, como os professores também."

A olimpíada terá como tema central "O lugar onde vivo" e vai ser desenvolvida em três gêneros: poesia, para alunos da 4ª e 5ª séries; memória, para estudantes de 7ª e 8ª séries; e artigo de opinião, para adolescentes do 2º e 3º anos do ensino médio. As inscrições estão abertas até 14 de abril. O formulário está disponível no endereço eletrônico do Ministério da Educação: www.mec.gov.br. Além disso, ele pode ser retirado nas secretarias de educação. A expectativa do MEC é que a olimpíada mobilize cerca de seis milhões de alunos e 200 mil professores da rede pública de 80 mil escolas, em cerca de 4,5 cidades.

De Brasília, Leilane Alves

SIGA-NOS NO Google News