Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Oficiais de Justiça podem ter licença para portar armas

Agência Câmara - 20 de julho de 2005 - 14:42

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5415/05, da deputada Edna Macedo (PTB-SP), que autoriza o porte de armas de fogo pelos oficiais de Justiça. A proposta, que modifica o Estatuto do Desarmamento (Lei 10826/03), visa à correção do que a autora considera um "equívoco grave". Na opinião da deputada, o porte de armas pelos oficiais no exercício da profissão é uma necessidade. "Os oficiais de Justiça também se defrontam com situações de perigo que ameaçam o cumprimento de sua atividade. Esse fator causa sérios prejuízos à eficiência do poder público na prestação de serviços à sociedade", afirma Edna Macedo.

Legislação
A legislação atual permite o porte de armas por integrantes das Forças Armadas, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da segurança presidencial e das polícias civil, militar e federal. Todos esses profissionais têm o direito de portar armas mesmo fora de serviço.
Os guardas prisionais, os integrantes das escoltas de presos e os agentes de segurança privada, por sua vez, têm licença para porte apenas em serviço. Os oficiais de Justiça, pelo projeto apresentado, fariam parte desse segundo grupo.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

SIGA-NOS NO Google News