Cassilândia, Terça-feira, 16 de Outubro de 2018

Últimas Notícias

30/06/2007 10:32

OAB cria comissão para avaliar candidato à vaga no TJ

Marta Ferreira - Campo Grande News

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Mato Grosso do Sul nomeou, nesta sexta-feira, comissão para analisar como vai ser feita quais procedimentos serão adotados em relação à vaga de desembargador a ser aberta no TJ (Tribunal de Justiça) de Mato Grosso do Sul. A criação da comissão foi definida em sessão ordinária de ontem, pelo Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil durante sessão ordinária nesta sexta-feira.

Foram nomeados para a comissão que analisará a matéria os advogados Ary Raghiant Neto, secretário-geral da OAB-MS; Vladimir Rossi Lourenço, presidente em exercício da OAB nacional; e Sérgio Muritiba, diretor-geral da ESA (Escola Superior de Advocacia (ESA).

Raghiant explicou que a formação da comissão foi determinada em razão do requerimento protocolado junto ao TJ pelo advogado José Goulart Quirino, indagando a respeito da titularidade da vaga, se da classe dos advogados ou do Ministério Público Estadual. Pela lógica das nomeações no TJ, a vaga é da OAB, uma vez que essa foi a origem da nomeação de Pithan, ex-presidente da Ordem, em 2000.
O TJ deve abrir ainda este ano uma outra vaga, com a aposentadoria do desembargador Carlos Stephanini, que em agosto completa 70 anos, idade em que o afastamento é compulsório. Esse posto deve deve ser preenchida por um procurador do MPE, se for seguido a alternância da representação da classe dos advogados prevista no chamado quinto constitucional.

Trata-se de uma regra da Constituição Federal que permite a transformação em magistrados profissionais que já integraram os quadros do Ministério Público e que já se dedicaram à advocacia, pública ou privada, desde que por mais mais dez anos de exercício efetivo da profissão.

A vaga do desembargador Stephanini foi preenchida pela indicação da OAB, na década de 80. Agora, é a vez do MPE fazer sua indicação, através de uma lista sêxtupla. Os nomes são enviados ao TJ, que escolhe três. Essa lista tríplice é enviada ao governador do Estado, a quem cabe escolher e nomear o novo desembargador.

O MPE informou que a escolha dos seis indicados será feita em uma reunião do colégio de procuradores, ao todo 25, para quem os interessados se candidatem. Essa reunião, conforme o MPE, só é marcada depois que o TJ comunica a abertura da vaga, que ocorrerá no dia 28 de agosto, quando o desembargador completa 70 anos. Nos bastidores, já há informações sobre candidatos à vaga se mobilizando, assimo como entre os advogados.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 16 de Outubro de 2018
Segunda, 15 de Outubro de 2018
11:00
Mundo Fitness
09:00
Santo do Dia
Domingo, 14 de Outubro de 2018
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do dia
09:00
Santo do Dia
Sábado, 13 de Outubro de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)