Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O sal aumenta a pressão arterial em todos os hipertensos

Agência Notisa - 06 de agosto de 2005 - 05:40

A hipertensão arterial, principalmente não tratada, por si só causa danos ao rim, o que dificulta a excreção de sódio ao longo da vida.



Durante os últimos 100 anos foram produzidos mais de 20.000 artigos científicos que debatem se o sal seria prejudicial ou benéfico para os hipertensos. Entretanto, Helio César Salgado, professor titular da USP de Ribeirão Preto, e Celso Amodeo, do Instituto Dante Pazzanese, foram categóricos em suas falas no 13º Congresso de Hipertensão: para ambos o sal aumenta sim a pressão nos hipertensos. “Retirar ou diminuir o sal da dieta é a variável mais importante a ser considerada na prevenção das alterações cardiovasculares”, disse Hélio durante o segundo dia do 13º Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, que termina amanhã em Ribeirão Preto (SP).



Para Celso Amodeo, o Salt Institute dos Estados Unidos, que é formado por um grupo de pesquisadores que apresentam trabalhos que afirmam, inclusive, que o sal seria benéfico para hipertensos, é no mínimo suspeito. “É financiado por empresas de alimentos processados e bebidas que contêm excesso de sal em sua composição. Ao contrário, o National Heart, Lung and Blood Institute condena o sal para hipertensos”, disse.



Segundo Celso, a ingesta de sal irá sempre aumentar a pressão em hipertensos. O que difere é a quantidade utilizada, o tempo de uso e a sensibilidade já que existem os sensíveis e os resistentes ao sal. “Uma experiência em que indivíduos usaram a furosemide (diurético) e ficaram 24 horas sem ingerir sal mostrou que os sensíveis baixaram a pressão arterial em 10 unidades e os resistentes em 5”, disse.



Vale lembrar que em indivíduos normais, o uso excessivo do sal não aumenta a pressão arterial, mas, em longo prazo, seu uso correto pode prevenir o aparecimento da hipertensão. De acordo com Celso, indivíduos de comunidades africanas que culturalmente ingeriam pouco sal, quando mudaram para Nairóbi (capital do Quênia) se tornaram hipertensos após alta ingestão, relacionada à mudança de hábitos. Já para os hipertensos essenciais, não existe negócio. “A partir dos 30 anos de idade os rins começam a reduzir a excreção de sódio, que fica diminuída em 40% aos 80 anos devido às alterações renais que a hipertensão vai provocando”, alterou o pesquisador.



Agência Notisa (jornalismo científico – science journalism)

SIGA-NOS NO Google News