Cassilândia, Sábado, 19 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

06/08/2005 05:40

O sal aumenta a pressão arterial em todos os hipertensos

Agência Notisa

A hipertensão arterial, principalmente não tratada, por si só causa danos ao rim, o que dificulta a excreção de sódio ao longo da vida.



Durante os últimos 100 anos foram produzidos mais de 20.000 artigos científicos que debatem se o sal seria prejudicial ou benéfico para os hipertensos. Entretanto, Helio César Salgado, professor titular da USP de Ribeirão Preto, e Celso Amodeo, do Instituto Dante Pazzanese, foram categóricos em suas falas no 13º Congresso de Hipertensão: para ambos o sal aumenta sim a pressão nos hipertensos. “Retirar ou diminuir o sal da dieta é a variável mais importante a ser considerada na prevenção das alterações cardiovasculares”, disse Hélio durante o segundo dia do 13º Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, que termina amanhã em Ribeirão Preto (SP).



Para Celso Amodeo, o Salt Institute dos Estados Unidos, que é formado por um grupo de pesquisadores que apresentam trabalhos que afirmam, inclusive, que o sal seria benéfico para hipertensos, é no mínimo suspeito. “É financiado por empresas de alimentos processados e bebidas que contêm excesso de sal em sua composição. Ao contrário, o National Heart, Lung and Blood Institute condena o sal para hipertensos”, disse.



Segundo Celso, a ingesta de sal irá sempre aumentar a pressão em hipertensos. O que difere é a quantidade utilizada, o tempo de uso e a sensibilidade já que existem os sensíveis e os resistentes ao sal. “Uma experiência em que indivíduos usaram a furosemide (diurético) e ficaram 24 horas sem ingerir sal mostrou que os sensíveis baixaram a pressão arterial em 10 unidades e os resistentes em 5”, disse.



Vale lembrar que em indivíduos normais, o uso excessivo do sal não aumenta a pressão arterial, mas, em longo prazo, seu uso correto pode prevenir o aparecimento da hipertensão. De acordo com Celso, indivíduos de comunidades africanas que culturalmente ingeriam pouco sal, quando mudaram para Nairóbi (capital do Quênia) se tornaram hipertensos após alta ingestão, relacionada à mudança de hábitos. Já para os hipertensos essenciais, não existe negócio. “A partir dos 30 anos de idade os rins começam a reduzir a excreção de sódio, que fica diminuída em 40% aos 80 anos devido às alterações renais que a hipertensão vai provocando”, alterou o pesquisador.



Agência Notisa (jornalismo científico – science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 19 de Agosto de 2017
Sexta, 18 de Agosto de 2017
Quinta, 17 de Agosto de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)