Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

22/02/2008 08:49

O recado do Cheida: Muitas razões para amar

Luiz Eduardo Cheida


Você sabe que lixo deve ir para a lixeira. E todas as vezes que possível, deve ser separado, mandando-se o que é orgânico para uma composteira, e o que não é orgânico para reciclar.

Muitas vezes, porém, nas ruas de nossas cidades não se encontram lixeiras. Outras vezes, mesmo existindo, há quem as ignore, atirando o lixo fora delas.

Mas, em raras e compreensíveis ocasiões pode haver quem necessite jogar o lixo no chão. No chão? Sim, e por uma questão de sobrevivência. Da espécie. Digamos, um chamado da natureza, daqueles que é impensável resistir.

Foi o que aconteceu:

Tinha especial pendor por uma farda. Se o fardado, então, tivesse bigode, o coração de Celestina batia redobrado. Coturnos? Seu coração tamborilava, destravando a maçaneta da caixa do peito.

Encalhada nos jardins de suas passadas e repassadas primaveras, ultimamente não fazia mais questão de tantos adereços militares, naquela de melhor-seria-assim-mas-se-assado-fosse-também-estaria-bom.

Genarinho Benevides, no primeiro dia de ofício, mal chegado aos portões do familiar residencial Treme-Treme, foi logo arriado nos trajes de ascensorista. Moço forte e descasado, cabelos pretos e rosto pintado no azul da barba cerrada. De lambuja, ainda sobrava um bocão vermelho, tendo por chapéu do lábio de cima um vasto bigode.

Naquele entra e sobe, desce e sai sem fim, as horas não aborreceram sua autoridade no comando do elevador. Chegada a hora de almoço, bem depois da hora de almoço de todos, Genarinho escapuliu para o balcão da mercearia.

Celestina, à distância, com uma penca de bananas embrulhada em jornal, ajeitou os óculos. Mal acreditava no que acreditava ver: em sua direção, e a largos passos, aproximava-se um desenvolto jovem, fardado em azul, sapatos pretos e quepe marrom. Seu coração tamborilou.

Com a rapidez de um raio imaginou o ardil.

Descascou três das bananas e, enquanto o jovem aproximava-se, atirou as cascas próximo a uma lixeira que jazia na calçada. No chão. Fora do lixo. Um delito!

- Estou (agora ou nunca) em apuros, desejou.

Em duas passadas o jovem chegou e, em três, pulou por sobre as cascas de banana de Celestina, desviando-se delas com destreza.

De mãos nas cinturas, e olhos apertados sob as grossas lentes, ela gritou:

- Guarda, não vai me prender?

- Moça, eu sou ascensorista!

E ela, para não dar o braço a torcer para o destino:

- Serve.

E desviando-se das cascas de banana que a vida joga no caminho, os dois foram felizes para sempre.

Um forte abraço e até sexta que vem.

--------------------------------------------------------------------------------

Luiz Eduardo Cheida é médico, deputado estadual e presidente da Comissão de Ecologia da Assembléia Legislativa do Paraná. Premiado pela ONU por seus projetos ambientais, foi prefeito de Londrina, secretário de Estado do Meio Ambiente, membro titular do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e do Conselho Nacional de Recursos Hídricos.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)