Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O que é possível fazer para o bebê ter um sono mais regulado

Cuidado Materno - 10 de outubro de 2015 - 09:00

Os bebês quando nascem, precisam se adaptar a um novo ambiente. Essa adaptação nem sempre é fácil, pois requer atenção e cuidados dos pais, em especial da mãe, que deverá atender às necessidades desse pequeno ser, que inicialmente são físicas, mas que se forem bem atendidas nesta fase lhe asseguram bom desenvolvimento psíquico.

As tarefas diárias que o bebê requer podem sobrecarregar a mãe, ainda mais se ela não conseguir descansar nos momentos em que o seu filho dormir ou ainda se tiver de acordar muitas vezes durante a noite para cuidar dele.

Os pais precisam ser orientados desde o nascimento do bebê, de que a rotina para ele é fundamental. O cuidado regular proporciona segurança, confiança e tranquilidade a ele.

O bebê precisa estar seguro em relação ao ambiente em que vive e para que isso aconteça é necessário que algumas medidas sejam tomadas, como por exemplo, que um dia seja igual ao outro. Isso dá ao bebê a noção de previsibilidade, muito importante para a garantia dessa segurança.

Em relação ao sono, a rotina, que poderá se tornar um ritual do sono é fundamental para que, à medida que ele for crescendo, não só vá se habituando a dormir no horário e por mais horas seguidas, mas também se sentindo seguro de que se acordar poderá voltar a dormir tranquilamente sem ajuda.

Realizar a mesma atividade diariamente, como por exemplo, tomar um banho, fazer uma massagem, ouvir uma música, são sugestões mais tranquilas e relaxantes para esse ritual.

A massagem no bebê promove o relaxamento e induz ao sono, além de inúmeros outros benefícios.

Atividades que causam agitação, como brincadeiras que excitam o bebê, podem prejudicar tanto a rotina do sono, como a desaceleração do ritmo do bebê. Atividades mais calmas podem contribuir também para sinalizar o momento de dormir;

É importante os pais se certificarem de que e o bebê está sem dor, se a temperatura está adequada (sem frio ou calor), se a fralda não está suja ou se ele não está com fome. Nem sempre deixar o bebê chorando no berço pode ser uma boa saída que o ajude a dormir a noite toda. O que ele precisa nesta fase, principalmente quando ainda é muito novinho, é sentir-se seguro. A tranquilidade e serenidade dos pais, principalmente da mãe, são fundamentais para o equilíbrio do bebê.

Alguns bebês quando nascem, conseguem dormir a noite toda, porém esse comportamento é incomum, pois a maioria acorda durante a noite para mamar. Por volta dos 6 meses, os bebês já têm todas as condições para dormir uma noite inteira. Mas isso varia de criança para criança e também em relação a hábitos proporcionados pelos pais.

Manter o interior do berço rodeado de pequenos rolinhos ou almofadas para que ele possa tocá-los ao se movimentar, vai ajudá-lo a não se sentir "solto" nesse espaço, mas sim acolhido por ele, pois quando estava no ventre materno, era rodeado pelo contorno das paredes do útero. Isso pode também colaborar para o pequeno não despertar tantas vezes durante a noite.

A melatonina, hormônio responsável pela regulação do sono, é só produzida quando dormimos e com ausência de luz e tem seu pico de produção à noite. Portanto, fazer o bebê dormir cedo e de preferência com o mínimo possível de luz, também pode ajudá-lo a dormir melhor.

Graças a estudos realizados, sabe-se que quanto mais cedo as crianças estabelecerem hábitos saudáveis de sono, incluindo horário para dormir, melhor qualidade de sono terão quando adultas.

Por Cynthia Boscovich

SIGA-NOS NO Google News