Cassilândia, Domingo, 25 de Fevereiro de 2018

Últimas Notícias

02/02/2018 17:00

O material escolar e seu poder didático com os pequenos estudantes

Por Maria Stella Machado (*)

Novo ano começa e é hora de comprar o material escolar, quanta expectativa! Cadernos, livros, lápis de todas as cores e tamanhos, apontador, borracha... A criança desde pequena, já tem potencial para escolhas e deseja ajudar os pais na compra desses materiais. Mas qual será o papel da criança de Educação Infantil e da família nessa hora? E da escola?

A contemporaneidade abre inéditas portas ao conhecimento e impõe a necessidade de desenvolver novas capacidades para enfrentar e resolver os problemas da atualidade. A educação marista está voltada a apropriação de saberes e habilidades que respondem a essas demandas, e que são coerentes com a concepção da criança como ser integral. As crianças são capazes de compreender, dialogar, argumentar e reconstruir relações constantes entre o saber, na busca pelo conhecimento.

Fazer parte desse momento oportuniza a criança no desenvolvimento de ações cotidianas, que a fazem refletir sobre o mundo que a cerca. A família, sendo o ponto de partida de um processo educativo significativo, tem o papel de apresentar às crianças situações que, juntas, farão pensar sobre diversas aprendizagens como uso adequado do material, responsabilidade com a organização, reflexões entre desejo e necessidade, e até mesmo, a educação financeira familiar.

A compra do material escolar deve ser realizada pela família juntamente com o aluno, pois assim, essa interação dialógica e afetiva, marcará a identificação e a importância do se “construir” o material individual e “personificado” do aluno.

Segundo Içami Tiba, o estilo familiar reinante é delimitado pela forma como os pais lidam com a compra do material escolar. Um caderno que é encapado com zelo e cuidado pelos pais, com a participação do filho, ganha significado e futuras lembranças.

No colégio Maristinha Pio XII, as crianças do Infantil 5, vivenciam um momento único em sua história escolar com a chegada do estojo, material que é incorporado pela primeira vez em sua vida. Por isso, as professoras preparam uma sequência didática recheada de ludicidade, mistérios e aprendizagens significativas logo no início do ano letivo. As crianças aprendem o uso correto de cada item, a importância da organização e cuidado com o estojo.

As professoras se utilizam de diferentes estratégias para envolver a curiosidade, a busca por informação e o protagonismo inerente às crianças. Os alunos são levados a resolver problemas, levantar hipóteses e a trabalhar em equipe. A sequência finaliza com o “juramento das regras do uso do estojo” e uma música que ilustra o que aprenderam durante o desenrolar das atividades. A família é convidada como expectadora do momento, mas em parceria com a escola, também trabalhará com seus filhos os hábitos de estudo que se iniciam.

Por isso, a importância da relação família-escola, que deve proporcionar às crianças a continuidade do processo de aprendizagem acarretando, assim, segurança, envolvimento, significado e gosto pelo ambiente escolar.

(*)Maria Stella Machado é assistente pedagógica do Colégio Marista Asa Sul – Maristinha Pio XII (DF), do Grupo Marista.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 25 de Fevereiro de 2018
Sábado, 24 de Fevereiro de 2018
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)