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Geral

O discurso de Ságuas

09 de maio de 2007 - 07:46

O deputado licenciado Ságuas, tomou posse como secretário de Educação no Estado de Mato Grosso. Ságuas residiu em Cassilândia em sua infância e parte da adolescência. Valdomiro, o seu pai, era pedreiro. Leia o seu discurso de posse.

“Inicio agradecendo a Deus pela benção da vida e pela oportunidade de continuar servindo ao povo de Mato Grosso, ao governador Blairo Maggi por tão honroso convite. A minha esposa Joselina, aos meus filhos Lais, João Lucas e Ana Clara, pelo apoio e compreensão. Ao PT, o meu partido, por homologar o meu nome e o da companheira Verinha para Secretária-Adjunta Especial de Gestão de Pessoas. Agradeço o apoio da bancada federal, especialmente do deputado Carlos Abicalil e da senadora Serys, que são do meu partido. Ressalto também o apoio unânime da Assembléia Legislativa à minha indicação, o que para mim é muito significativo. Destaco a amizade conquistada nesses quatro anos na Assembléia Legislativa ao então deputado Silval Barbosa e hoje governador em exercício. Estou muito feliz em continuar trabalhando com Vossa Excelência, agora no Poder Executivo.


Na pessoa da Secretária de Estado de Apoio às Políticas Educacionais Flávia Nogueira, agradeço a todas as pessoas que manifestaram solidariedade nesta nova missão de garantir a qualidade da Educação. Reconheço a responsabilidade de continuar a dinâmica implementada na Secretaria de Educação pelo competente secretário Luiz Antônio Pagot.






O PT já havia deliberado o apoio político sem participação direta no primeiro governo Blairo Maggi. Agora, no segundo mandato, além do apoio parlamentar, o PT passa a participar efetivamente da administração. Assume co-responsabilidades. É expressão da reciprocidade do que já vem ocorrendo na relação entre o governo Maggi e o governo Lula, numa aliança que garante o fortalecimento das políticas públicas de interesse social e econômico em Mato Grosso.


Meu pai estudou até a quarta série e foi pedreiro de ofício e mestre-de-obras. Minha mãe estudou em escola rural na década de 50 até a terceira série e foi costureira.


Sempre foram muito determinados em garantir que eu e meu irmão Olivaldo estudássemos. Me formei em Medicina pela UFMT, em 1988, e fiz especialização em Pediatria no Hospital da Asa Sul, em Brasília. Era o filho do senhor Waldomiro pedreiro e dona Olívia costureira concluindo o curso superior!


Hoje, muito me honra ocupar a função de gestor estadual da Pasta da Educação para fazer como meus pais: despertar em nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos de todas as idades e condições étnicas, sociais e econômicas o prazer pelo estudo, a sadia curiosidade de aprender, a inquietude criativa de descobrir, a alegria de conhecer. Isso somente será possível com o apoio de toda equipe da SEDUC e, especial e principalmente, dos valorosos profissionais da Educação pública deste estado.


Usaremos todas as nossas forças para garantir uma Educação de qualidade como recomendou o governador Blairo Maggi e desejamos todos nós.


Como ex-prefeito de Juina por duas vezes e agora iniciando o segundo mandato de deputado estadual, sinto-me preparado para essa missão nobre porque desafiadora. Principalmente nesse momento em que o governo federal institui, a partir deste ano o Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica) e lança o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) - que estabelece uma série de ações educacionais sob o regime de verdadeira colaboração a fim de alcançar as metas e compromissos do Plano Nacional de Educação e padrões de qualidade social a serem cumpridos através dos instrumentos de parceria com estados e municípios.


O Fundeb e o PDE são políticas públicas que reordenam a relação federativa e colocam em relevo: a urgência da valorização profissional de professores/as e funcionários/as; a operacionalização das diretrizes e metas de qualidade social reivindicadas pela sociedade.


O desafio é grande. São 647 escolas em todo o Estado, aproximadamente 475 mil alunos e 28 mil trabalhadores da Educação. A rede é grande e complexa, o maior serviço público prestado diretamente pelo Estado.


Os resultados dos indicadores educacionais (SAEB, Prova Brasil, IDEB...), que medem a qualidade da Educação em nosso país e em Mato Grosso são preocupantes. Trabalharemos na identificação das falhas de forma clara, pautando sua superação pela intervenção sobre as causas e pela correta hierarquização das prioridades.


Nos próximos dias iniciaremos a discussão do PPA (Plano Plurianual), que será conduzido pelo dedicado secretário de Planejamento Yênes Magalhães. O PEE (Plano Estadual de Educação) já está na Assembléia Legislativa, sendo amplamente estudado na Comissão de Educação, que é tão bem conduzida pelo deputado Humberto Bosaipo.


Buscaremos dentro de uma visão estratégica e do planejamento participativo, o envolvimento do conjunto do governo, convocando todos os atores sociais relevantes – o SINTEP/MT, a UNDIME/MT, o CEE/MT, a UNCME, o SINTRAE, o SINEP, a UNEMAT, a UFMT, as APAEs, PESTALOZZI e congêneres, as instituições privadas de ensino superior, os Conselhos Deliberativos das comunidades escolares, os Conselhos do FUNDEF (agora, FUNDEB), da Alimentação Escolar e do Transporte Escolar, os Conselhos Tutelares, os movimentos e organizações da sociedade civil.


Daremos continuidade à recuperação da rede física de nossas unidades escolares, garantindo bibliotecas, quadras poliesportivas, laboratórios de informática - que já estão sendo instalados em parceria com o governo federal. Retomaremos a gestão de colaboração Estado-municípios e manteremos a política de apoio ao transporte escolar.


Priorizaremos o concurso público, vamos desentranhar os processos de progressão e de aposentadoria - já retomados na gestão do secretário Pagot. Fortaleceremos as boas práticas pedagógicas, a gestão escolar democrática, a valorização e formação continuada dos trabalhadores da Educação, a participação dos alunos, das comunidades escolares, familiares de alunos e parcerias externas da escola.


Também priorizaremos o fortalecimento da Educação do Campo, Educação Indígena, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e das populações tradicionais e quilombolas. Teremos diálogo permanente com os trabalhadores da Educação para avançar de forma progressiva e responsável na sua pauta de reivindicações.


Para finalizar ressalto que está em curso o MT+20 e a retomada da capacidade do estado planejar, prever, ordenar, investir, incentivar e prover. A seleção de ações de curto, médio e longo prazos deve guardar coerência programática e prever passos de avanço seguro.


Recorro a uma frase de Schlesinger que considero oportuna para essa ocasião especial: “Não existem pequenos objetivos. Tudo o que tentamos realizar é tão importante e tão grandioso que deve nos encher de alegria e satisfação”. Assim me sinto hoje, Muito Obrigado e que Deus nos abençoe!


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