Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

24/03/2014 14:05

O Casarão do Campeche

(*) Rosildo Barcellos

Um momento de emoção que Deus me proporcionou, foi conhecer, nesta semana, parte da história dos pilotos da empresa Générale Aéropostale, que viajavam da França em pequenos aviões e paravam em Florianópolis para entregar cartas. Foi depois da primeira guerra mundial que Pierre George Latécoère teve a idéia de trasformar os aviões de guerra em aviões de transporte de cartas da França para a África e América do Sul. No Campeche os pilotos pousavam e paravam para descansar no Casarão da Avenida Pequeno Príncipe e enquanto os aviões eram abastecidos. Um destes pilotos era o francês Antoine de Saint-Exupéry. Hoje o terreno está ocupado pela família Heerdt desde 1958 por meio de declaração de posse;mas está previsto a restauração e revitalização do antigo Casarão com a implantação de um espaço multicultural faltando comprovar a autoria do imóvel junto ao Ministério da Cultura para liberar a captação de recursos via lei Rouanet. Concomitantemente iniciar-se-á o processo de tombamento como Patrimônio Universal pela Unesco.

O pequeno príncipe, de Antoine Jean Baptiste Marie Roger Foscolombe de Saint-Exupéry é o livro mais vendido e traduzido no mundo, depois da Bíblia. Foi publicado em abril de 1943 em inglês e francês,em Nova York aonde Exupery se radicou em 1941,ao lado de sua esposa salvadorenha Consuelo Suncin.E ele se mudou pra lá atrás de um projeto pessoal de convencer os americanos a entrar na guerra contra o nazismo.”O Pequeno Príncipe” vendeu 145 milhões de exemplares em todo o mundo.O manuscrito original do conto,que foi traduzido para mais de 230 línguas e dialetos,está preservado na Pierpont Morgan Library,em Nova York.

Entretanto, mais e infinitamente mais do que isso.Seu corpo nunca foi encontrado mas suas frases literalmente estão tatuadas em nossa pele e na história que o Brasil deve ter orgulho em participar (ele era conhecido por Zeperri em Florianópolis), ouvir e falar que ” o essencial é invisível aos olhos e só se pode ver com o coração’ ou ‘só conheço uma liberdade e essa liberdade é do pensamento” serão para sempre frases verdadeiras e emotivas. Afirmar...”Tu te tornas eternamente responsável pelo que cativas” ou” Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” ou ainda “foi o tempo que dedicastes a tua Rosa que a fez tão importante”.

Foi justamente o orgulho da sua Rosa que levou o “Pequeno Príncipe” a começar uma viagem que o trouxe finalmente a Terra. Momento em que encontrou os diversos personagens, a partir dos quais conseguiu repensar o que seria realmente importante na vida, independente se faltasse alguma coisa. E por isso, sua história e suas frases nunca foram tão simples e cheias de complexidades, tão reais, tão presentes e tão eternas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)