Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Novela da dívida rural pode ter fim na 4ª-feira

Famasul Notícias - 29 de agosto de 2005 - 16:54

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, garantiu na última sexta-feira, após o lançamento da Câmara Setorial de Algodão na Bienal de Negócios da Agricultura, em Cuiabá (MT), que nesta semana, mais precisamente na quarta-feira, o Comitê de Política Monetária Nacional (Copom) trará a decisão final sobre a prorrogação das dívidas rurais dos produtores da safra passada. A rolagem das dívidas de custeio de produtores rurais vencidas e vincendas de junho, julho e agosto, é amplamente esperada pelo setor.


A reunião onde a matéria – fruto de acordo entre os ministros de Agricultura, Roberto Rodrigues e Fazenda, Antonio Palocci – seria apreciada, estava marcada para ocorrer na semana passada, mas foi adiada para a próxima quarta-feira. A medida atende apenas os produtores que tiveram problemas em função de comercialização, e não aqueles que já tiveram prorrogação por conta da estiagem, 3,6 mil operações em Mato Grosso do Sul, totalizando R$ 350 milhões. Os produtores do Estado já estão desistindo da espera e a inadimplência junto ao Banco do Brasil caiu de 11,5% desde o dia 15 de agosto para 5,15% no final da semana passada. A prorrogação é imprescindível para que a liberação de recursos da nova safra avance, já que os inadimplentes estão impedidos de pegar crédito, enquanto não renegociarem as dívidas antigas.



Rodrigues destacou ainda que deve sair finalmente uma decisão sobre os R$ 3 bilhões do Codefat para as revendas renegociarem os débitos com os produtores. O problema na liberação dos recursos estaria ocorrendo, segundo o ministro, porque as indústrias não querem arcar com juros de 5% oriundos da operação de financiamento. A idéia, diante do impasse, é que os próprios produtores assumam estes impostos, que com os 8,75% do crédito normal, chegariam a 15%.



Carta a Lula - O anúncio foi feito após a entrega por parte do presidente da Federação de Agricultura de Mato Grosso (Famato), Homero Alves Pereira, de uma carta endereçada ao presidente Lula, demonstrando a preocupação dos ruralistas com os rumos da política agrícola e da economia brasileira.

Autor:
Correio do Estado-Rural

SIGA-NOS NO Google News