Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

05/07/2010 09:22

Notas do Ideb em MS igualam metas previstas para 2015

Campo Grande News/ Marta Ferreira

As notas de Mato Grosso do Sul no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2009 superam ou igualam as metas estabelecidas pelo MEC (Ministério da Educação) para 2015. Os dados, que o Ministério disponibiliza hoje, indicam que o melhor desempenho do Estado é no ensino médio, onde está em sétimo lugar no País.

Conforme os índices, antecipados pelo portal Uol, a nota de Mato Grosso do Sul no ensino médio em 2009 foi de 3,8, num índice que vai até 10. Esse resultado era projetado para ser alcançado em 2015. Para o ano passado, a meta estabelecida era uma nota de 3.0

O ensino sul-mato-grossense também aparece entre as dez melhores notas do Ideb nas séries finais do ensino fundamental. Em 2009, a nota alcançada foi de 4,1, a nona melhor no País, bem acima ao objetivo estabelecido, um Ideb de 3.1). A nota quase empata com o que era esperado para 2015, que é um índice de 4,2.

Nas séries iniciais do ensino fundamental, Mato Grosso do Sul teve sua melhor nota, 4,6, embora não tenha ficado entre os estados mais bem classificados. Esse índice também empata com o resultado previsto para 2016 e supera em um ponto a nota projetada para o ano passado.

Explicação - O Ideb é a nota do ensino básico no país. Numa escala que vai de 0 a 10, o MEC (Ministério da Educação) fixou a média 6, como objetivo para o país a ser alcançado até 2021.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar (ou seja, com informações enviadas pelas escolas e redes), e médias de desempenho nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb - para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil - para os municípios.

O índice foi criado em 2007 e serve tanto como dignóstico da qualidade do ensino brasileiro, como baliza para as políticas de distribuição de recursos (financeiros, tecnológicos e pedagógicos) do MEC. Se uma rede municipal, por exemplo, obtiver uma nota muito ruim, ela terá prioridade na destinação de recursos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)