Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/10/2006 11:00

Natal: Governo reforça fiscalização para arrecadar mais

Fernanda Mathias/Campo Grande News

Com a aproximação do fim do ano o comércio já começa a reforçar os estoques para as vendas de Natal e o governo, atento ao período de maior circulação de mercadorias, está reforçando as estruturas para fiscalizar a entrada de produtos no Estado e garantir recolhimento do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Serviços e Mercadorias). A partir do dia 16 de outubro um grupo de 140 agentes e fiscais tributários estará envolvido no Proafis (Programa de Ação Fiscal Integrada e Supervisionada), com destaque desta vez às barreiras volantes e atuação em postos da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

De acordo com a SERC (Secretaria de Estado de Receita e Controle), serão 25 viaturas percorrendo as rodovias e o trânsito interno de mercadorias, quando atualmente existem 14. O Proafis foi mais uma vez prorrogado no mês passado. A perspectiva é que a ação dure até o dia 30 de novembro, mas o prazo pode ser ampliado até 15 de dezembro.

O superintendente de Administração Tributária, Gladiston Amorim, explica que a ação vai se concentrar na circulação das mercadorias. Ele explica que culturalmente aos fins de governo aumenta a inadimplência dos contribuintes e acredita que a ação deva impedir que isto se repita desta vez. A fiscalização vem com reforço de pessoal, os aprovados em concurso público este ano já passam por treinamento.

Dentro da mesma lógica, de aumentar a arrecadação, as férias dos fiscais de renda, agentes tributários e agentes fazendários ficaram suspensas até o dia 31 de dezembro, conforme resolução publicada recentemente, medida que somente não se aplica aos que têm dois períodos aquisitivos de férias vencidos.

Através do Proafis o governo integra a para combater a concorrência desleal, a medida em que impede ou dificulta a ação dos que tentam atuar à margem do controle fiscal, prejudicando o interesse público e os concorrentes.

Desde o fim do ano passado o programa está em funcionamento. Ele seria um dos responsáveis pelo aumento na arrecadação do ICMS. “O Proafis tem um papel importante no combate à sonegação, não sei se é o principal dos diversos fatores. O nosso sistema de controle está mais rigoroso”, diz.

Relatório da execução orçamentária revela aumento de 15% na arrecadação do imposto este ano. De janeiro a agosto foram recolhidos aos cofres estaduais mais de R$ 1,82 bilhão em imposto contra R$ 1,58 bilhão no mesmo período do ano passado.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)