Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nasce a primeira filha do clone

Mapa Imprensa - 05 de outubro de 2004 - 08:03

A vaca “Vitória da Embrapa”, primeiro clone bovino da América Latina, deu a luz, às 2h30 da madrugada de 19 de setembro, ao seu primeiro filhote: a bezerra “Glória da Embrapa”. O nascimento da bezerra é uma prova científica de que o clone desenvolvido pela unidade Recursos Genéticos e Biotecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abasteciento, é perfeito do ponto de vista reprodutivo, o que é muito importante para a pesquisa.

A vaca “Vitória da Embrapa”, hoje com três anos e sete meses, foi inseminada em 9 de dezembro de 2003, com o sêmen do touro “Zehnder”, da raça Simental, de origem alemã, e deu a luz à “Glória” num parto natural. A bezerra nasceu com 38,2 kg.

Segundo o coordenador das Pesquisas de Reprodução Animal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rodolfo Rumpf, o nascimento de “Glória da Embrapa” foi o último e decisivo teste feito com Vitória para provar que é um clone perfeito do ponto de vista científico e de produção. O nascimento da bezerra permitiu à equipe de cientistas da Embrapa avaliar o potencial reprodutivo de Vitória e a sua habilidade materna, que se reflete no ganho de peso diário de “Glória”, de aproximadamente 1kg diário. Da mesma forma que a mãe, a bezerra será analisada e acompanhada em todos os aspectos de saúde, comportamento e produção.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia investe nas técnicas de clonagem em função de suas importantes aplicações potenciais em diversas áreas associadas ou não à engenharia genética, como por exemplo, a conservação de animais ameaçados de extinção e a multiplicação de animais de elevado valor genético.

Segundo Rumpf, os resultados obtidos pela equipe da unidade na área de clonagem deixam claro que a tecnologia tem uma boa possibilidade de uso futuro no setor produtivo, mas afirma que continuarão investindo na realização de estudos.

SIGA-NOS NO Google News