Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

05/10/2004 08:03

Nasce a primeira filha do clone

Mapa Imprensa

A vaca “Vitória da Embrapa”, primeiro clone bovino da América Latina, deu a luz, às 2h30 da madrugada de 19 de setembro, ao seu primeiro filhote: a bezerra “Glória da Embrapa”. O nascimento da bezerra é uma prova científica de que o clone desenvolvido pela unidade Recursos Genéticos e Biotecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abasteciento, é perfeito do ponto de vista reprodutivo, o que é muito importante para a pesquisa.

A vaca “Vitória da Embrapa”, hoje com três anos e sete meses, foi inseminada em 9 de dezembro de 2003, com o sêmen do touro “Zehnder”, da raça Simental, de origem alemã, e deu a luz à “Glória” num parto natural. A bezerra nasceu com 38,2 kg.

Segundo o coordenador das Pesquisas de Reprodução Animal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rodolfo Rumpf, o nascimento de “Glória da Embrapa” foi o último e decisivo teste feito com Vitória para provar que é um clone perfeito do ponto de vista científico e de produção. O nascimento da bezerra permitiu à equipe de cientistas da Embrapa avaliar o potencial reprodutivo de Vitória e a sua habilidade materna, que se reflete no ganho de peso diário de “Glória”, de aproximadamente 1kg diário. Da mesma forma que a mãe, a bezerra será analisada e acompanhada em todos os aspectos de saúde, comportamento e produção.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia investe nas técnicas de clonagem em função de suas importantes aplicações potenciais em diversas áreas associadas ou não à engenharia genética, como por exemplo, a conservação de animais ameaçados de extinção e a multiplicação de animais de elevado valor genético.

Segundo Rumpf, os resultados obtidos pela equipe da unidade na área de clonagem deixam claro que a tecnologia tem uma boa possibilidade de uso futuro no setor produtivo, mas afirma que continuarão investindo na realização de estudos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)