Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/07/2006 08:37

MS: Última fase para o concurso da magistratura na terça

TJMS

Começa terça-feira (18) a última fase do XXVII concurso público para ingresso na magistratura de Mato Grosso do Sul, quando os aprovados até esta etapa passarão pelos exames psicotécnico e médico. Dos 529 candidatos inscritos somente 15 participam desta fase e apenas os habilitados nos exames de saúde física e mental serão submetidos à entrevista e à prova oral.

Aqueles que ainda concorrem ao certame, de acordo com o edital de convocação, obedecerão ao seguinte cronograma:
- dia 18 de julho: exame psicotécnico, às 8h
- dia 19 de julho: exame médico, às 8h
- dia 20 de julho: entrevista, às 8h
- dia 21 de julho: prova oral, às 8h.

O concurso começou em março e nesta edição foram disponibilizadas 10 vagas de juiz substituto. Para conferir o edital de convocação na íntegra basta entrar no link concursos, depois em concurso magistratura, com as últimas informações, onde estão especificados os locais para os exames de saúde. A posse dos aprovados no concurso está marcada para o dia 16 de agosto.

Novidades - Essa edição de concurso de juiz substituto do TJMS trouxe algumas inovações: uma resolução aprovada pelo Tribunal Pleno regulamentou o ingresso na magistratura do Estado, isto é, estabeleceu diretrizes para tornar definitivo o regimento do concurso, sem a necessidade de se promover alterações toda vez que um concurso deva ser aberto.

Uma das modificações implantadas foi a seleção das matérias, cujo conteúdo programático ficou discriminado no edital, possibilitando a escolha de tópicos atuais. Outra alteração foi muito importante para os candidatos de outras localidades: eliminou-se da prova de seleção a exigência de conhecimentos gerais, inclusive do Estado de Mato Grosso do Sul, por se tratar de medida discriminatória em relação aos candidatos de outros Estados.

Mais um ponto importante: no período em que estiverem participando do curso preparatório dos magistrados, os juízes substitutos exercerão a judicatura no período vespertino e no matutino participam do curso. Foram estabelecidos também novos critérios para correção das provas. Os candidatos realizaram todos os testes em dias subseqüentes, tendo a comissão 30 dias para corrigir todas as provas – até o último concurso, os candidatos faziam determinada prova e somente realizavam a próxima se tivessem obtido a nota mínima, o que resultava em mais despesas para quem estava participando e morava em outra localidade.

Finalmente, estabeleceu-se que a data do encerramento da inscrição definitiva seria a data limite para a comprovação do exercício dos três anos de atividade jurídica e das idades mínima de 23 anos e máxima de 45 anos do candidato. Assim, o concurso foi realizado em três fases: provas de seleção, escritas e oral - todas em caráter eliminatório.

As provas de seleção e as escritas abordaram Língua Portuguesa, Direito Civil, Direito Comercial, Direito Processual Civil e Organização Judiciária, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito do Consumidor, Direito Ambiental, Direitos Difusos e Coletivos, Direito da Infância e Juventude e legislação eleitoral.

Nas as provas orais, os candidatos responderão questões sobre Direito Civil, Direito Comercial, Direito Processual Civil e Organização Judiciária, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Tributário. Compõem a comissão do concurso o vice-presidente do TJMS, Des. João Maria Lós, pelo Conselho Superior da Magistratura; o Des. Paschoal Carmello Leandro, representando o Tribunal Pleno, e os advogados Elenice Pereira Carrille, titular representante da OAB, e José Sebastião Espíndola.

Autoria do texto:


Secretaria de Comunicação Social

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)