Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

13/07/2006 22:43

MS será um dos 3 estados com novas urnas eletrônicas

Maristela Brunetto e Marina Miranda/Campo Grande News


Os eleitores de Mato Grosso do Sul votarão nas eleições deste ano utilizando um novo modelo de urna eletrônica, que em 2006 completa dez anos de utilização no País. Os equipamentos começaram a chegar ontem, em um lote com 900 das 5.532 previstas para chegar até meados de agosto. Além do Estado, receberão o novo modelo Rondônia e Santa Catarina.

Cada um dos novos equipamentos será testado nos próximos dias. Há uma equipe de cerca de dez pessoas trabalhando somente com isso no Estado. A nova geração de urnas tem avanços em relação ao modelo utilizado no Estado em 2004. São equipamentos com processadores que vão gerar economia de energia, possibilitando um aproveitamento por mais tempo caso falte luz em algum local de votação.

Outra diferença no modelo 2006 é que ele têm uma memória maior, de 128 mega, contra 64 das urnas antigas ou seja, o dobro. Isso deve dar agilidade ao processo de votação. As urnas já vêm adaptadas para uma mudança futura, da assinatura digital pelo eleitor. Mas a impressão do voto, que chegou a ser testada em eleições anteriores, não será mais possível.

O grupo de logística do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reúne desde ontem técnicos para falar sobre o uso das novas urnas. Segundo Alexandre Oyakawa, analista judiciário, esta urna não será um modelo intermediário.

Histórico- A urna eletrônica é utilizada no Estado desde as eleições de 1996 - neste ano ela ficou restrita a Campo Grande. Em 1998 foi utilizada nas principais cidades e em 2000 em todos os municípios.

Este ano, os eleitores deverão votar em cinco cargos - para presidente, governador, senador (em MS se encerra o mandato de Juvêncio César da Fonseca), deputado federal e estadual. Em Mato Grosso do Sul são 4.839 seções de votação. Aquelas com menos de 50 eleitores serão agregadas a outras.

Um levantamento feito em 2004 em Dourados, Paranaíba, Vicentina e Campo Grande apontou que o tempo médio de votação por eleitor foi de 1min12. A expectativa é que essa média se mantenha nestas eleições.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)