Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS: Secretário informa como será o policiamento no dia 3

Thobias Bambil - 29 de setembro de 2004 - 11:05

Em reunião realizada na noite de ontem, que contou com a participação do secretário de Justiça e Segurança Pública, deputado Antônio Braga, do diretor-geral da Polícia Civil, delegado Wagner Silva e do comandante-geral da Policia Militar, coronel PM José Ivan de Almeida, foi apresentado ao secretário de Coordenação-Geral de Governo, Raufi Marques, o planejamento da Segurança das Eleições 2004.

Todos o municípios do Estado terão seus efetivos reforçados para garantir total segurança dos eleitores, bem como dos funcionários da Justiça Eleitoral. A Polícia Militar disponibilizará mais de 4 mil homens para as eleições 2004. O efetivo será distribuído nos locais de votação, sendo que em Campo Grande e nas cidades de porte médio do Estado, como Dourados, Corumbá e Três Lagoas, cada cartório eleitoral contará com a presença de oficiais e praças que acompanharão os juizes das zonas eleitorais. A operação “Eleição 2004” será desencadeada a partir da zero hora de domingo, dia 03 de outubro, e somente será encerrada após a apuração final que será realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A preocupação da PM no dia das eleições é combater o transporte irregular de eleitores, além da boca de urna e compra de votos, problemas mais comuns verificados em eleições anteriores.

A Polícia Civil, além de designar delegados de Polícia para acompanhar os juízes eleitorais, terá seu efetivo reforçado nos plantões das delegacias de Polícia. No interior, onde não houver delegacia da Polícia Federal, será a Polícia Civil responsável pela autuação dos crimes eleitorais. Todo eleitor que for preso em flagrante no dia 03 de outubro será encaminhado para a delegacia de Polícia Federal do município, caso não haja, para a Polícia Civil. Em Campo Grande, haverá ainda um centro de triagem que será montado no Ginásio Dom Bosco, sob a coordenação da Polícia Federal.

O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) disponibilizará suas equipes para o policiamento ostensivo preventivo em todos os municípios da região de fronteira, que estarão preparadas para coibir qualquer crime eleitoral.

Toda a operação está sendo planejada em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral e Polícia Federal com o objetivo de garantir a tranqüilidade necessária para a realização das eleições. Em virtude do forte esquema de segurança montado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e do clima de tranqüilidade, o Estado de Mato Grosso do Sul não precisará contar, este ano, com o apoio de forças federais.

SIGA-NOS NO Google News