Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS já tem 4,3 mil registros de dengue no 2º semestre

Marta Ferreira - Campo Grande News - 10 de dezembro de 2007 - 13:04

Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que Mato Grosso do Sul acumula, em 2007, 74.437 casos notificados de dengue. Considerando que 70.099 destes casos ocorreram entre janeiro e junho, quando o Estado enfrentou sua pior epidemia da doença, equivale dizer que os outros 4.338 registros da doença foram no segundo semestre. Entre o levantamento do dia 30 de novembro e o do dia 7 de dezembro são 96 novas notificações, conforme os dados da Secretaria de Saúde.

A Secretaria só informa o número de notificações, que é a informação repassada sobre pessoas com os sintomas da dengue. Não foram disponibilizados os dados sobre confirmações laboratoriais dos casos da doença, nem a forma apresentada. Na semana passada, o secretário de Saúde de Campo Grande, Luiz Henrique Mandetta, informou que só na Capital foram, em outubro e novembro, notificados 450 casos, dos quais 8 foram confirmados em outubro. O número de confirmações em novembro não foi relacionado.

A capital concentrou, no início do ano, a maior parte dos casos em todo o Estado, com mais de 60 mil. Por isso, as ações para evitar uma nova epidemia da doença foram antecipadas, com mutirões em bairros, ações de connscientização, entre elas lembretes sobre o combate ao mosquito da dengue até mesmo na decoração natalina.

Os dados oficiais sobre a doença mostram que ela matou 18 pessoas este ano em Mato Grosso do Sul. A preocupação maior das autoridades, para este Verão, é a entrada do tipo 4 da doença, que pode infectar um número grande de pessoas, inclusive aquelas que já tiveram dengue, e não estão imunes a essa forma da doença. Outro temor é a evolução dos casos para a forma hemorrágica, que pode ser fatal.

SIGA-NOS NO Google News