Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/01/2009 07:28

Mortes causadas por raios foram recorde no ano passado

Paula de Castro , Rádio Nacional

Brasília - O ano de 2008 teve o maior número de mortes causadas por raios na última década. Foram 75 mortes no total, número recorde segundo levantamento feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

De acordo com o coordenador do grupo, Osmar Pinto, o alto número de raios se deve ao resfriamento das águas do Oceano Pacífico, fenômeno conhecido como La Niña, que altera a formação de tempestades no país. Além disso, o Brasil é o maior país localizado na região tropical do planeta, área com grande variação de temperatura.

Osmar lembra que, por esse motivo, sempre haverá grande incidência de raios no país e que é preciso ter cuidado, principalmente no verão. O estudo mostrou também que a probabilidade de ser atingido por um raio é maior do que a de ganhar na loteria.

“A chance de ser atingido por um raio no Brasil é 20 vezes maior do que a chance de acertar na loteria com um palpite simples”, afirma o pesquisador.

O estudo indica que a maior ocorrência de mortes se dá a céu aberto, na zona rural e com homens adultos. O pesquisador explica que para evitar fatalidades com raios, o ideal é procurar abrigo em uma casa ou um carro e ficar longe de materiais metálicos.

“É preciso se afastar de árvores isoladas, de objetos metálicos como uma torre, um trator, uma cerca de arame farpado, jogar para longe uma faca, uma pá, um caniço de pesca metálica, se agachar e esperar a tempestade passar”, explica Osmar Pinto.

O pesquisador ressalta que metade das mortes ocorridas poderia ter sido evitada se as pessoas tivessem conhecimento de como agir em situações de tempestade com raios.

Nos centros urbanos, ele lembra que é preciso evitar falar em telefones com fios, mesmo o celular ligado ao carregador. É aconselhável também desligar os aparelhos elétricos da tomada e evitar ficar em contato com objetos metálicos durante a tempestade.

A expectativa é de que 2009 tenha a mesma quantidade de raios que 2008.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)