Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

24/01/2013 18:07

Morre primeiro ator negro a protagonizar uma novela de televisão

Agência Brasil

O ator e diretor de cinema Zózimo Bulbul morreu hoje (24), de parada cardíaca. Ele tinha 75 anos e morreu em casa. Segundo a família, o ator sofria de câncer há sete meses e trabalhou até novembro passado. O sepultamento está marcado para amanhã (25), ao meio-dia, no Cemitério de São Francisco Xavier.

Primeiro ator negro a protagonizar uma novela na televisão brasileira – Vidas em Conflito, na extinta TV Excelsior, em 1969 – Zózimo Bulbul também foi modelo e se tornou o primeiro negro a desfilar para uma grife de alta costura. No cinema, estreou em 1962 em um dos episódios do filme Cinco Vezes Favela. Ao longo de 50 anos de carreira, ele atuou em mais de 30 filmes. Dirigiu o curta Alma no Olho (1973) e o documentário de longa-metragem Abolição (1988), ambos com a escravidão como temática.

Em novembro do ano passado, o ator foi homenageado pelos 50 anos de carreira no 6º Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Caribe, evento que foi criado por ele.

O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas divulgou nota lamentando a morte do ator e cineasta, um dos contemplados em 2011 na última edição do Prêmio Camélia da Liberdade, concedido pela entidade. De acordo com a nota, Zózimo Bulbul manifestou grande emoção pelo reconhecimento de seu trabalho de luta contra o preconceito.

Em nota, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, diz que, "mais que um ícone do seu tempo, [Zózimo Bulbul] é alguém que rompe paradigmas, faz o novo e por isso se torna conhecido no Brasil e no exterior." A ministra destaca ainda que Zózimo Bulbul teve uma "trajetória fantástica, reconhecida" e "deixa o exemplo de quem sempre quis fazer mais e melhor. E fez."

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)