Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Morre a primeira deputada estadual do Mato Grosso uno

Inara Silva/Campo Grande News - 30 de junho de 2005 - 08:31

A professora Oliva Enciso, que faleceu hoje, aos 96 anos, em Campo Grande, nasceu em Corumbá (MS), na Fazenda Taquaral, no dia 17 de abril de 1909. Professora do curso Normal, ela era técnica em contabilidade, enfermagem e letras, ela sempre foi atuante na vida política do Estado. Foi a primeira vereadora de Campo Grande, e primeira deputada estadual, membro do Instituto Histórico Geográfico e da Academia Sul-mato-grossense de Letras.

Política Foi a primeira vereadora de Campo Grande, sendo eleita de 1954 a 1958, em Campo Grande. Com o fim do mandato de legisladora municipal, Oliva foi eleita deputada estadual pela UDN, em 1958, sendo a 4ª mais votada do Estado para a 4ª Legislatura de 1959 a 1963.

Na Assembléia Legislativa, apresentou projetos de Lei, requerimentos, indicações, geralmente voltados para a Educação. A professora foi a autora da lei que criou o Ipemat (Instituto de Previdência de Mato Grosso), que beneficiou os servidores públicos do Estado.

Educação – Foi ela a fundadora da Sociedade Miguel Couto dos Amigos do Estudante, no dia 21 de janeiro de 1940, onde trabalhou até 10 anos atrás no atendimento a crianças abandonadas. Oliva Enciso foi membro do Instituto Histórico Geográfico de Mato Grosso do Sul.

Publicações - Membro da Academia Sul-mato-grossense de Letras, sua trajetória também foi marcada pela publicação de livros. Entre eles estão: "Biografias dos Patronos da Academia Sul-mato-grossense de Letras", Auto-biografia, "Pensai na Educação, Brasileiros", "Mato Grosso do Sul - Minha Terra" e "Palavras de Poesia". Com informações da Academia Sul-Mato-grossense de Letras

SIGA-NOS NO Google News