Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

30/06/2005 08:31

Morre a primeira deputada estadual do Mato Grosso uno

Inara Silva/Campo Grande News

A professora Oliva Enciso, que faleceu hoje, aos 96 anos, em Campo Grande, nasceu em Corumbá (MS), na Fazenda Taquaral, no dia 17 de abril de 1909. Professora do curso Normal, ela era técnica em contabilidade, enfermagem e letras, ela sempre foi atuante na vida política do Estado. Foi a primeira vereadora de Campo Grande, e primeira deputada estadual, membro do Instituto Histórico Geográfico e da Academia Sul-mato-grossense de Letras.

Política Foi a primeira vereadora de Campo Grande, sendo eleita de 1954 a 1958, em Campo Grande. Com o fim do mandato de legisladora municipal, Oliva foi eleita deputada estadual pela UDN, em 1958, sendo a 4ª mais votada do Estado para a 4ª Legislatura de 1959 a 1963.

Na Assembléia Legislativa, apresentou projetos de Lei, requerimentos, indicações, geralmente voltados para a Educação. A professora foi a autora da lei que criou o Ipemat (Instituto de Previdência de Mato Grosso), que beneficiou os servidores públicos do Estado.

Educação – Foi ela a fundadora da Sociedade Miguel Couto dos Amigos do Estudante, no dia 21 de janeiro de 1940, onde trabalhou até 10 anos atrás no atendimento a crianças abandonadas. Oliva Enciso foi membro do Instituto Histórico Geográfico de Mato Grosso do Sul.

Publicações - Membro da Academia Sul-mato-grossense de Letras, sua trajetória também foi marcada pela publicação de livros. Entre eles estão: "Biografias dos Patronos da Academia Sul-mato-grossense de Letras", Auto-biografia, "Pensai na Educação, Brasileiros", "Mato Grosso do Sul - Minha Terra" e "Palavras de Poesia". Com informações da Academia Sul-Mato-grossense de Letras

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)