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07/08/2007 08:52

Mitos e Verdades sobre o colesterol

Giuliana Gregori

Amanhã será comemorado o Dia Nacional de Controle do Colesterol. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), todo ano mais de 17 milhões de pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares, como enfarte e derrame. Esses eventos, por sua vez, estão relacionados aos altos níveis de colesterol no sangue. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 30% da população têm níveis elevados de colesterol.


Mitos e Verdades sobre o colesterol

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), todo ano mais de 17 milhões de pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares, como enfarte e derrame. Esses eventos, por sua vez, estão relacionados aos altos níveis de colesterol no sangue. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 30% da população têm níveis elevados de colesterol.



Mas o colesterol não é, como muitos pensam, uma coisa ruim. Veja os principais mitos e verdades sobre ele:


1- O colesterol é uma doença?

Não. O colesterol é uma substância importante para a nossa saúde, porque é usada na formação da membrana das células do corpo e de alguns hormônios, além de servir como uma capa protetora para os nervos.


2- Como posso saber se meu colesterol está alto? Quais são os sintomas?

O colesterol alto não apresenta sintomas. A única maneira de saber se o seu colesterol está alterado é fazendo um exame de sangue. O primeiro sintoma pode ser o ataque cardíaco, o derrame cerebral ou até mesmo a morte.


3- O colesterol alto só acomete pessoas idosas?

Não. O colesterol alto pode ocorrer em qualquer pessoa, porém é mais comum em pessoas com estilo de vida associado à falta de atividade física e alimentação inadequada.


4 – O colesterol tem origem apenas na alimentação?

Não. O colesterol vem de duas fontes: do próprio organismo (fígado) e dos alimentos gordurosos. O colesterol e outras gorduras não podem dissolver-se no sangue. Para deslocar-se pelo sangue, o colesterol é incorporado em determinadas proteínas. A esta combinação de gordura e proteína dá-se o nome de lipoproteína. As principais lipoproteínas são as de baixa densidade (o colesterol “ruim”, ou LDL) e as de alta densidade (o colesterol bom, ou HDL).


5 - O que é colesterol bom e o que é colesterol ruim?

O LDL-C (colesterol de lipoproteínas de baixa densidade), ou "colesterol ruim", contém os maiores componentes de gordura. O LDL-C corresponde normalmente por 60 a 80% do colesterol total. Ele ajuda a carregar o colesterol para dentro do tecido arterial e é o responsáveis (checar português) pelo estreitamento e entupimento das artérias.

O HDL-C (colesterol de lipoproteínas de alta densidade), ou "colesterol bom", contém a menor quantidade de colesterol e pode proteger as artérias de duas maneiras: levando o colesterol para longe da parede arterial, a fim de ser transformado em bile no fígado e excretado pelo intestino, e competindo com o LDL-C para ingressar nas células da parede arterial.



6 – É verdade que para baixar o colesterol basta mudar os hábitos alimentares?

Nem sempre. O tratamento que combate o colesterol se baseia na reorganização dos hábitos alimentares e atividade física, porém, quando a alimentação e os exercícios não são suficientes, é necessária a administração de medicamentos. Mas só um médico pode avaliar se o paciente tem necessidade de remédio ou não.



7 – Existe algum tipo de remédio que combata o colesterol?

Sim. Além das medicações anteriormente conhecidas (chamadas de estatinas), há atualmente uma abordagem terapêutica mais recente que combina ezetimiba/sinvastatina com o objetivo da dupla inibição, ou seja, o remédio age sobre as duas fontes de colesterol: inibe sua síntese (no fígado) e sua absorção (no intestino). Esse novo padrão de tratamento permite reduzir de forma eficaz as taxas do "colesterol ruim" no sangue.


8 – Tomar um remédio para baixar o colesterol dispensa uma dieta adequada?

Não. É importante que o paciente siga uma dieta equilibrada e mantenha hábitos saudáveis de vida. Só o médico pode indicar qual a melhor alimentação para cada caso e quais exercícios podem ser praticados.

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