Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Missão da União Européia desembarca às 8h para inspeção

07 de julho de 2006 - 08:37

Missão da União Européia desembarca às 8h no Estado, para visita de inspeção de 15 dias e acompanhamento do serviço de defesa sanitária animal. As atenções do grupo estarão voltadas principalmente ao rebanho dos municípios de Eldorado, Mundo Novo e Japorã, onde em outubro do ano passado foram confirmados 33 focos de febre aftosa.

A expectativa é de que a missão, que está no país desde a terça-feira, faça uma minuciosa análise do caminho percorrido pela carne destinada ao bloco e do tratamento dispensado pelo governo federal aos focos de febre aftosa registrados em Mato Grosso do Sul e no Paraná em 2005.

Desde o surgimento dos focos a União Européia embargou a compra de carne bovina de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

As primeiras vistorias da missão européia, formada por dois veterinários, começaram ontem, no interior de São Paulo. Além de se reunirem com membros da Secretaria de Agricultura paulista, os veterinários visitaram várias propriedades em São José do Rio Preto e Barretos. (Com informações do Diário MS)

De acordo com o superintendente federal de Agricultura, no Estado, José Antônio Felício, os trabalhos em MS serão iniciados ainda na sexta-feira, quando a missão faz uma visita as instalações do frigorífico Friboi, em Campo Grande, e conhece a estrutura da Superintendência Federal de Agricultura.

Segundo Felício, na segunda-feira, os técnicos estarão em Japorã, onde conhecem o escritório da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e visitam as propriedades atingidas pela aftosa, onde os animais se encontram em áreas sentinelas. “Elas vão verificar como está o trabalho de combate à doença nas propriedades que foram diretamente atingidas e conversar com os produtores para saber como foi o serviço oferecido pelo governo brasileiro para conter a aftosa”, falou.

Já na terça e quarta-feira, os técnicos da missão européia devem vistoriar os animais sentinelas dos municípios de Eldorado e Mundo Novo. Conforme o superintendente, não está descartado a ida da missão a outros municípios localizados na região de fronteira com o Paraguai.

Apesar da vistoria sanitária, Felício não mostrou muita animação quanto a Mato Grosso Sul retomar ainda este ano o status de área livre da febre aftosa e assim conseguir a liberação para voltar a exportar carne para a Europa. Segundo o superintendente, é mais provável que a liberação só aconteça no início de 2007 em virtude de toda a burocracia necessária para a missão da União Européia concluir a análise das vistorias que serão feitas em MS, SP e PR.


Fonte: Redação TV Morena

SIGA-NOS NO Google News