Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

07/07/2006 08:37

Missão da União Européia desembarca às 8h para inspeção

Missão da União Européia desembarca às 8h no Estado, para visita de inspeção de 15 dias e acompanhamento do serviço de defesa sanitária animal. As atenções do grupo estarão voltadas principalmente ao rebanho dos municípios de Eldorado, Mundo Novo e Japorã, onde em outubro do ano passado foram confirmados 33 focos de febre aftosa.

A expectativa é de que a missão, que está no país desde a terça-feira, faça uma minuciosa análise do caminho percorrido pela carne destinada ao bloco e do tratamento dispensado pelo governo federal aos focos de febre aftosa registrados em Mato Grosso do Sul e no Paraná em 2005.

Desde o surgimento dos focos a União Européia embargou a compra de carne bovina de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

As primeiras vistorias da missão européia, formada por dois veterinários, começaram ontem, no interior de São Paulo. Além de se reunirem com membros da Secretaria de Agricultura paulista, os veterinários visitaram várias propriedades em São José do Rio Preto e Barretos. (Com informações do Diário MS)

De acordo com o superintendente federal de Agricultura, no Estado, José Antônio Felício, os trabalhos em MS serão iniciados ainda na sexta-feira, quando a missão faz uma visita as instalações do frigorífico Friboi, em Campo Grande, e conhece a estrutura da Superintendência Federal de Agricultura.

Segundo Felício, na segunda-feira, os técnicos estarão em Japorã, onde conhecem o escritório da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e visitam as propriedades atingidas pela aftosa, onde os animais se encontram em áreas sentinelas. “Elas vão verificar como está o trabalho de combate à doença nas propriedades que foram diretamente atingidas e conversar com os produtores para saber como foi o serviço oferecido pelo governo brasileiro para conter a aftosa”, falou.

Já na terça e quarta-feira, os técnicos da missão européia devem vistoriar os animais sentinelas dos municípios de Eldorado e Mundo Novo. Conforme o superintendente, não está descartado a ida da missão a outros municípios localizados na região de fronteira com o Paraguai.

Apesar da vistoria sanitária, Felício não mostrou muita animação quanto a Mato Grosso Sul retomar ainda este ano o status de área livre da febre aftosa e assim conseguir a liberação para voltar a exportar carne para a Europa. Segundo o superintendente, é mais provável que a liberação só aconteça no início de 2007 em virtude de toda a burocracia necessária para a missão da União Européia concluir a análise das vistorias que serão feitas em MS, SP e PR.


Fonte: Redação TV Morena

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)