Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

03/01/2004 13:16

Ministro da Justiça anuncia mais contratações para a PF

Agência Brasil

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, fez ontem em entrevista ao NBr, canal de televisão a cabo da Radiobrás, uma avaliação positiva do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Bastos destacou os gabinetes de ação integrada instalados nos estados e anunciou a contratação de novos agentes para reforçar o trabalho da Polícia Federal.

A seguir, os principais trechos da entrevista:

Como está o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP)?

Márcio Thomaz Bastos – O Sistema de Segurança Pública é uma integração entre as polícias civil, militar, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Ministério Público, e o poder judiciário. Tudo isso integrado em um instrumento de gestão que se chama Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública do Estado. Conseguimos a adesão dos 27 governadores.

Hoje os 27 estados estão incluídos no SUSP, realizando um trabalho de cooperação e parceria, onde o dinheiro da Secretaria de Segurança Pública é distribuído de uma maneira articulada. Além disso distribuímos também inteligência e informações.

Ontem apresentamos no Rio um programa chamado terra Crime, que é um software desenvolvido na Secertaria nacional de Segurança Pública para fazer o geoprocessamento do crime. Ou seja, através de superposição de fotografias, de informações, será possível detectar as zonas onde há mais homicídios, furtos, roubos, enfim todo tipo de crime aonde a polícia, ao invés de chegar depois, pode chegar antes e preveni-lo.

O SUSP já está implantado em todo o Brasil e agora nós estamos trabalhando na segunda etapa, que é colocar os gabinetes de gestão integrada em funcionamento. Nesses gabinetes tudo é decidido por consenso. Existem metas a serem alcançadas e o grande objetivo é a eficácia da polícia por um lado, e respeito aos direitos humanos por outro.

Outra experiência muito interessante, e que nós estamos testando, é o Gabinete de Gestão Integrada Regional. O primeiro deles foi implantado na região sudeste. Portanto foram integrados em um único gabinete os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Cada Estado designou um representante. Juntos eles estão estudando, fazendo operações de inteligência, de informação e já tem alguns resultados positivos. Um deles foi o monitoramento telefônico em Brasília, que detectou uma operação que não era objeto daquela investigação.

Isso foi passado para a Polícia Federal, que continuou a investigação e descobriu que o esquema era realizado em São Paulo. Foi presa uma quadrilha perigosa, fortemente armada, que vinha de Ubatuba, no litoral de São Paulo, para Taubaté, para seqüestrar a família de um gerente do Banco do Brasil e fazer um assalto ao banco. Então essa troca de parceria e cooperação é o objetivo do Sistema Único de Segurança pública. Nós estamos muito satisfeitos e acreditamos que essa é uma experiência que já está vitoriosa em definitivo.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)