Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministro admite prazos apertados nas obras para a Rio 2016

R7 - 18 de novembro de 2014 - 09:37

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, admitiu que o prazo para o término das obras da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, está apertado.

Ele afirmou que é necessário um acompanhamento constante, com o objetivo de evitar que o Brasil passe o mesmo sufoco que marcou a preparação para a Copa de 2014, com atrasos na conclusão de alguns estádios.

— A Olimpíada está indo bem, mantemos contato permanente com a Organização no Rio de Janeiro, visitamos obras.

O prazo está sendo cumprido, mas é verdade que está apertado.

O ministro esteve em evento em São Paulo, organizado pelo Ministério do Esporte, para falar sobre a violência nos estádios de futebol e o aniversário de 10 anos do Estatuto do Torcedor. Ele já adiantou que deixaria o cargo mesmo no caso da reeleição da presidente Dilma Rousseff, algo que até agora não ocorreu.

De volta ao Brasil, após uma curta viagem para a Suíça, onde se encontrou com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, Rebelo não alterou sua rotina de trabalho e se mantém cauteloso ao comparar a preparação da Olimpíada com a de uma Copa do Mundo.

— São coisas completamente diferentes (Copa e Olimpíada). Não dá para dizer qual preparativo é mais complicado. A Olimpíada é em um único local, tem mais modalidades e a organização do espaço é mais complexa: coordenação, transportes e outros itens. Não há a logística de 12 sedes, como na Copa, o que facilita por um lado.

Na previsão do ministro, o Brasil deverá ficar na 10ª posição no quadro de medalhas na próxima Olimpíada. Para a Paraolimpíada que se inicia na sequência, sua aposta é mais otimista: o país ficará em quinto lugar. Na Olimpíada de Londres, em 2012, o Brasil ficou em 22º lugar e na Paraolimpíada, em sétimo.

Na história, somente em três ocasiões um país sediou estes dois eventos na sequência: México (Olimpíada de 1968 e Copa do Mundo de 1970), Alemanha (Olimpíada de 1972 e Copa do Mundo de 1974) e Estados Unidos (Copa do Mundo de 1994 e Olimpíada de 1996). O Brasil será o quarto nesta lista.

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro serão realizados entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016. Terão a participação de 10,5 mil atletas de 204 países.

SIGA-NOS NO Google News