Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério exige qualidade na cachaça

Mapa Imprensa - 18 de agosto de 2004 - 08:36

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) submeteu hoje (17/08) à consulta pública, por um prazo de 60 dias, instrução normativa que aprova o regulamento técnico para fixação dos padrões de identidade e qualidade da cachaça. A medida objetiva estabelecer um padrão de produção e de identificação de origem para a mais popular bebida brasileira, beneficiando tanto o mercado interno quanto o externo.

Segundo o coordenador de Inspeção Vegetal do Mapa, Ricardo Cavalcante, a regulamentação é fundamental para o setor. “A padronização da cachaça define os limites de contaminantes e o prazo de envelhecimento, entre outros itens que vão conferir à bebida um padrão mínimo de qualidade a ser rigorosamente cumprido pelos produtores”, explicou.

Atualmente, o Brasil produz 1,3 bilhão de litros de cachaça por ano, mas apenas 1% é exportado. Como muitas das cachaças mais nobres são artesanais e têm pequena produção, várias entidades se uniram para viabilizar as exportações dos pequenos produtores, responsáveis por 90% da produção brasileira

SIGA-NOS NO Google News