Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério do Desenvolvimento Agrário envia grupo a MS

Humberto Marques / Campo Grande News - 07 de fevereiro de 2006 - 15:53

O Ministério do Desenvolvimento Agrário envia ainda esta semana representantes a Mato Grosso do Sul, para discutir os resultados das ruas reuniões promovidas na última semana em Brasília com agricultores do sul do Estado, que foram prejudicados pelos focos de febre aftosa que surgiram no último trimestre de 2005.

Uma comissão de produtores da região estiveram com membros do MDA e do Grupo Interministerial de Febre Aftosa, com quem foram debatidos o perdão das dívidas de assentados e agricultores familiares, liberação de recursos emergenciais para os produtores dos municípios incluídos na “zona tampão” da doença (Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã e Mundo Novo), garantia de alimentação para as famílias prejudicadas, liberação de sementes e óleo diesel para agricultores e os baixos preços pagos a produtos como o leite e a mandioca – em decorrência da crise.

Os representantes da União garantiram que as dívidas seriam repactuadas, e que a assistência técnica oferecida pelo Idaterra (Instituto de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul) seria reforçado. Também foi cogitada a criação de um programa especial para recuperação do sistema produtivo nos municípios afetados.

Adilson Nascimento dos Santos, superintendente de Política Agrária do DAS/Idaterra, informou que a equipe deve analisar também a criação de Programa Regional de Recuperação da Economia Local. Segundo a Agência Popular de Notícias, a equipe do MDA chega amanhã à Capital, e, até o fim da semana, deve participar de uma série de encontros para analisar os temas.

SIGA-NOS NO Google News