Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério da Educação mantém o Fies

Agência Brasil - 02 de abril de 2004 - 10:13

O Ministério da Educação informa que o programa de Financiamento Estudantil (Fies) está mantido e seu orçamento para este ano é de aproximadamente R$ 900 milhões. A liberação dos recursos será feita no segundo semestre, como ocorreu no ano passado. Atualmente, o programa beneficia 178.124 alunos em todo o País.

No entanto, o Ministério considera que o Financiamento Estudantil não é a melhor solução para possibilitar e aumentar o acesso ao ensino superior. O Fies é um sistema de crédito educativo em que o estudante paga 30% do valor da mensalidade de instituições particulares e os 70% restantes são financiados, com juros de 9% ao ano, para quitação depois da formatura.

O Fies só dispõe de recursos para atender a 26% dos interessados e o Ministério da Educação está propondo, como alternativa, o programa Universidade para Todos, que permitirá o ingresso de jovens em vagas ociosas das universidades privadas, por meio da concessão de bolsas de estudo. As instituições de ensino superior associadas a este programa terão a isenção de pagamento de alguns tributos federais.

Após a implantação do Universidade para Todos, e na medida em que houver expansão no número dessas vagas, os recursos destinados ao Fies poderão ser realocados para investimento nas universidades públicas federais.

As informações são do Ministério da Educação

SIGA-NOS NO Google News