Cassilândia, Segunda-feira, 27 de Março de 2017

Últimas Notícias

22/09/2004 07:12

Ministério apresenta o Sinaes em Campo Grande

A convite do Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação do Centro-Oeste, o presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes/MEC), Hélgio Trindade, apresenta hoje, 22, às 14h, em Campo Grande (MS), o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O fórum reúne os representantes das instituições de ensino superior estaduais e municipais de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.
Instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril deste ano, o Sinaes tem por objetivo traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no País. O sistema, explica Hélgio Trindade, abrange a avaliação institucional, que será realizada a partir da auto-avaliação, da avaliação externa, da avaliação das condições de ensino e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que será aplicado, por amostragem, a alunos do primeiro e do último ano do curso.
Para esclarecer como funciona o Sinaes, especialmente a auto-avaliação das instituições, o Ministério da Educação programou quatro seminários regionais. O primeiro deles, com representantes das instituições públicas e privadas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, teve início ontem, 21, em Brasília, e termina hoje, 22.
Santa Catarina - Aos reitores de 15 instituições que integram a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e aos membros do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, Hélgio Trindade apresentou segunda-feira, 20, o Sinaes e discutiu formas de colaboração entre o sistema de avaliação federal e estadual. De acordo com ele, "existe uma forte disposição do Conselho Estadual e da Acafe em celebrar um convênio com a Comissão Nacional de Avaliação para criar um sistema comum".
USP - Na Universidade de São Paulo, Hélgio Trindade fez sexta-feira, 17, uma exposição sobre o sistema. O encontro contou com a participação do vice-reitor da USP, Hélio Cruz, que coordena a avaliação da instituição, da pró-reitora, Sônia Penin, e de membros da Comissão de Avaliação da universidade. De acordo com o presidente da Conaes, o sistema de avaliação paulista, implantado há dois anos, "tem muitos pontos convergentes com o Sinaes, o que abre possibilidades da USP vir, no futuro, resguardada a sua autonomia, integrar o sistema federal". Do encontro, explica, ficou acordado que a USP vai encaminhar à Conaes uma carta expressando essa posição. (Ionice Lorenzoni)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 27 de Março de 2017
Domingo, 26 de Março de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)