Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

22/09/2004 07:12

Ministério apresenta o Sinaes em Campo Grande

A convite do Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação do Centro-Oeste, o presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes/MEC), Hélgio Trindade, apresenta hoje, 22, às 14h, em Campo Grande (MS), o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O fórum reúne os representantes das instituições de ensino superior estaduais e municipais de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.
Instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril deste ano, o Sinaes tem por objetivo traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no País. O sistema, explica Hélgio Trindade, abrange a avaliação institucional, que será realizada a partir da auto-avaliação, da avaliação externa, da avaliação das condições de ensino e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que será aplicado, por amostragem, a alunos do primeiro e do último ano do curso.
Para esclarecer como funciona o Sinaes, especialmente a auto-avaliação das instituições, o Ministério da Educação programou quatro seminários regionais. O primeiro deles, com representantes das instituições públicas e privadas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, teve início ontem, 21, em Brasília, e termina hoje, 22.
Santa Catarina - Aos reitores de 15 instituições que integram a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e aos membros do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, Hélgio Trindade apresentou segunda-feira, 20, o Sinaes e discutiu formas de colaboração entre o sistema de avaliação federal e estadual. De acordo com ele, "existe uma forte disposição do Conselho Estadual e da Acafe em celebrar um convênio com a Comissão Nacional de Avaliação para criar um sistema comum".
USP - Na Universidade de São Paulo, Hélgio Trindade fez sexta-feira, 17, uma exposição sobre o sistema. O encontro contou com a participação do vice-reitor da USP, Hélio Cruz, que coordena a avaliação da instituição, da pró-reitora, Sônia Penin, e de membros da Comissão de Avaliação da universidade. De acordo com o presidente da Conaes, o sistema de avaliação paulista, implantado há dois anos, "tem muitos pontos convergentes com o Sinaes, o que abre possibilidades da USP vir, no futuro, resguardada a sua autonomia, integrar o sistema federal". Do encontro, explica, ficou acordado que a USP vai encaminhar à Conaes uma carta expressando essa posição. (Ionice Lorenzoni)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)