Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Ministério apresenta o Sinaes em Campo Grande

22 de setembro de 2004 - 07:12

A convite do Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação do Centro-Oeste, o presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes/MEC), Hélgio Trindade, apresenta hoje, 22, às 14h, em Campo Grande (MS), o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O fórum reúne os representantes das instituições de ensino superior estaduais e municipais de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.
Instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril deste ano, o Sinaes tem por objetivo traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no País. O sistema, explica Hélgio Trindade, abrange a avaliação institucional, que será realizada a partir da auto-avaliação, da avaliação externa, da avaliação das condições de ensino e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que será aplicado, por amostragem, a alunos do primeiro e do último ano do curso.
Para esclarecer como funciona o Sinaes, especialmente a auto-avaliação das instituições, o Ministério da Educação programou quatro seminários regionais. O primeiro deles, com representantes das instituições públicas e privadas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, teve início ontem, 21, em Brasília, e termina hoje, 22.
Santa Catarina - Aos reitores de 15 instituições que integram a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e aos membros do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, Hélgio Trindade apresentou segunda-feira, 20, o Sinaes e discutiu formas de colaboração entre o sistema de avaliação federal e estadual. De acordo com ele, "existe uma forte disposição do Conselho Estadual e da Acafe em celebrar um convênio com a Comissão Nacional de Avaliação para criar um sistema comum".
USP - Na Universidade de São Paulo, Hélgio Trindade fez sexta-feira, 17, uma exposição sobre o sistema. O encontro contou com a participação do vice-reitor da USP, Hélio Cruz, que coordena a avaliação da instituição, da pró-reitora, Sônia Penin, e de membros da Comissão de Avaliação da universidade. De acordo com o presidente da Conaes, o sistema de avaliação paulista, implantado há dois anos, "tem muitos pontos convergentes com o Sinaes, o que abre possibilidades da USP vir, no futuro, resguardada a sua autonomia, integrar o sistema federal". Do encontro, explica, ficou acordado que a USP vai encaminhar à Conaes uma carta expressando essa posição. (Ionice Lorenzoni)

SIGA-NOS NO Google News