Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Metade dos voos na Europa foi cancelada por causa de fumaça de vulcão

Agência Brasil - 16 de abril de 2010 - 17:04

Mais de 50% dos voos programados para hoje (16) na Europa foram cancelados por causa de uma nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão da geleira de Eyjafjallajoekull, na Islândia, segundo informações da BBC Brasil. Desde ontem (15), os aeroportos de várias cidades europeias estão fechados por causa dessa nuvem. A Europa tem, diariamente, cerca de 28 mil voos programados.

O temor dos especialistas é de que cinzas contidas na fumaça entrem nos motores do avião entupindo as turbinas o que pode provocar a parada do motor em pleno voo.


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) orienta os brasileiros que têm voos para essas cidades a procurarem a companhia aérea para saber quais medidas devem tomar. A TAM pede aos passageiros que têm voos para Londres, na Inglaterra; Frankfurt, na Alemanha; e para Paris, na França que remarquem os voos. O mesmo procedimento deve ser feito por aqueles que estão nessas cidades. Segundo a companhia aérea, não haverá custos adicionais para a remarcação.


Segundo a agência que controla o tráfego aéreo na região europeia, a Eurocontrol, os problemas devem durar até sábado, porque a nuvem de fumaça está se movendo para sul e para o leste.

A República da Irlanda, Grã-Bretanha, Dinamarca, Noruega, Suécia, Finlândia, Bélgica e Holanda fecharam seu espaço aéreo. Na França, 24 aeroportos foram fechados, inclusive o de Paris. As restrições aéreas foram ampliadas hoje para os aeroportos da Alemanha, Polônia, Lituânia e Áustria. Os últimos países a anunciarem o fechamento de aeroportos foram Hungria, Suíça e Romênia.

SIGA-NOS NO Google News