Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/05/2006 18:41

MEC inaugura site de conteúdo acadêmico gratuito

Érica Santana/ABr

A partir de hoje (15), o conteúdo desenvolvido nas universidades públicas brasileiras poderá ser consultado por qualquer pessoa conectada à internet. O acesso poderá ser feito por meio do Portal Mundo Acadêmico, projeto-piloto lançado pelo Ministério da Educação em parceria com o Fundo das Nações Unidas para Infância e Juventude (Unesco) e com a Universidade de Brasília (UnB).

Professores de 15 universidades públicas poderão se cadastrar no portal e oferecer conteúdos, artigos e informativos em páginas próprias. Integram o projeto as universidades federais do Paraná, Rondônia, São Carlos (SP), Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pelotas (RS), Goiás, Santa Maria (RS), Amazonas, Piauí, Amapá, Rural do Rio de Janeiro (RJ), Pará e Fluminense (RJ).

Até o momento, só as instituições de ensino superior de Brasília, Rondônia e do Mato Grosso instalaram o sistema. Além do programa de publicação usado pelos professores, a página também oferece uma ferramenta de busca, por meio da qual o usuário poderá encontrar qualquer conteúdo desenvolvido pelas universidades federais.

"Estamos nos valendo do que é possível para fazer com que a nossa rede possa se tornar mais prazerosa e fácil, assim como o intercâmbio de informações, de conhecimento e a interação humana para as comunidades", disse o ministro da Educação, Fernando Haddad. "Pois é isso que efetivamente contribui para o desenvolvimento e formação de recursos humanos e para o desenvolvimento científico e tecnológico".

Segundo o ministro, o portal vai permitir uma interação acadêmica "muito mais ágil". "Hoje você tem um mural em cada departamento, aqui você tem uma mural para todas as instituições. Esse fluxo de conteúdo, de informações, passa a contar com uma ferramenta muito ágil e muito amigável na sua utilização".

De acordo com coordenadora do Unesco, Maria Inês Bastos, o fato de os professores serem os responsáveis pela publicação do conteúdo dará credibilidade e garantirá a qualidade das informações. Ela avalia que o portal será uma ferramenta a mais a ser utilizada no processo de inclusão digital.

"Muito se fala da inclusão digital e muito se tem feito em favor disso no Brasil. Mas, obviamente, o lugar privilegiado para a inclusão digital é a universidade, a escola pública, o setor que recebe estudantes, professores, que recebe a visita de pessoas de todas as classes e segmentos do Brasil".

Na quarta-feira (17), o portal será apresentado a professores, estudantes, pesquisadores e especialistas na área de educação durante o 4º Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância, em Brasília.

O endereço do Portal Mundo Acadêmico é www.mec.gov.br/mundoacademico

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)