Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MEC abre novo prazo para inscrição ao ProUni

Luciana Vasconcelos/ABr - 08 de janeiro de 2005 - 08:00

Brasília - O ministério da Educação abriu a terceira etapa de inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) que podem ser feitas de 12 a 19 de janeiro. O programa ainda tem 16.575 vagas para serem preenchidas. A maioria, 10.134, são bolsas parciais de 50% do valor do curso.

Para ajudar o aluno, o governo colocou à disposição a possibilidade dele poder se inscrever també no FIES (Financiamento Estudantil), como forma de complementar o pagamento do restante da mensalidade. "Todos que têm meia bolsa se quiserem vão ter o financiamento", afirmou o ministro da Educação, Tarso Genro.

Além disso, o MEC vai dar ênfase à divulgação entre os alunos negros e índios. Do total de vagas que faltam preencher, 12.786 são destinadas a esse público. Tarso Genro disse que 60% das vagas para afro-descendentes já foram preenchidas. Foram mais de 360 mil inscrições. Apesar de muitos estudantes não terem obtido a nota mínima de 45 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o governo não pretende abaixar a nota.

"Por enquanto não estamos pensando em mudar a nota de corte, nós temos que ter responsabilidade em relação ao ensino superior", afirmou. "Esse programa não é um programa populista, nem um programa assistencialista. É um programa de inclusão educacional que já alcançou um ponto ótimo. Nós queremos um ponto ótimo mais um plus", acrescentou.

Quem estiver cursando ensino superior também pode concorrer a uma vaga no Prouni. Além disso, o aluno pode refazer o Enem se quiser tentar obter uma nota mais alta para as próximas edições do programa.

O Prouni oferece quase 112 mil vagas para alunos carentes em instituições superior de ensino privado. Para concorrer o estudante deve ter cursado o ensino médio em escola pública e ter feito o Enem. O candidato deve comprovar renda per capita de até um salário mínimo e meio por mês, para concorrer às bolsas integrais, e de até três salários mínimos para bolsas parciais.

As inscrições devem ser feitas pela internet no endereço: www.mec.gov.br/prouni.


SIGA-NOS NO Google News