Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

29/11/2006 08:41

Mapa informa a OIE foco de doença em abelhas no Paraná

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) notificou à OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) a ocorrência de Cria Pútrida Americana, também conhecida por “loque americana”, doença exótica no País, em um apiário do estado do Paraná. Essa é a primeira vez que a doença é registrada no território brasileiro, informou nesta terça-feira, dia 28, o Departamento de Saúde Animal do ministério.

Segundo o Mapa, o comunicado à OIE foi feito na última sexta-feira, dia 24, o diretor do DSA, Jamil Gomes de Souza, conta que a doença ocorre nas fases iniciais de desenvolvimento das abelhas, causando redução da produção e enfraquecimento das colônias. O ser humano não é afetado pela enfermidade.


Desde a notificação da suspeita da doença, o serviço oficial de defesa sanitária vem adotando todos os procedimentos de investigação epidemiológica. Foi estabelecida uma zona de vigilância, num raio de 10 Km ao redor do foco e adotadas ações de restrição de trânsito de colméias de Apis mellifera e produtos de risco. Medidas de erradicação estão sendo adotadas, incluindo a destruição das colônias e produtos apícolas, seguida de limpeza e desinfecção das caixas do apiário.


Ainda de acordo com Jamil Gomes de Souza, os técnicos prosseguem com os trabalhos de investigação epidemiológica, visando esclarecer a origem da infecção.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)