Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/08/2010 06:43

Manoel Afonso: O efeito Tiririca no Congresso Nacional

Manoel Afonso

\\\"Pior do que tá não fica!\\\"

Maluf ou Tiririca? O primeiro na busca da manutenção da imunidade que lhe protege das acusações de lesar os cofres públicos. O segundo, na garupa da fama artística, tenta o espaço com objetivos ainda imprecisos,
vendendo a imagem de neófito ingênuo com seus bordões no horário eleitoral.

Mas a aceitação espantosa de Tiririca nas pesquisas não é obra do acaso. É a vingança irônica natural do eleitor debochado e decepcionado com a postura dos políticos, sobretudo dos congressistas. Se no passado, Juruna, Agnaldo Timóteo e Clodovil foram prestigiados por esse tipo de eleitor, agora é a vez dele (Tiririca), embora \\\"garanta não saber o que faz um deputado federal\\\".

Aliás, nesta mesma esteira, figuram Ronaldo Esper, Batoré, Maguila, Marcelinho Carioca e Sergio Reis - sem credenciais - mas com o mesmo discurso ensaiado que aproveita o descrédito da classe política profissional.

Quando Tiririca afirma ser impossível piorar o nível atual do congresso, está simplesmente avalizando aquilo que é consenso na opinião pública, horrorizada e enojada até com a sucessão de escândalos divulgados na
mídia. Mas em que pese a ousadia da empreitada do humorista, lamentavelmente não vemos muitas chances dele sobreviver com êxito naquela \\\"selva congressual\\\".

A explicação para nossos prognósticos repousa nas regras de conduta que regerão o Congresso à partir de 2011. Segundo decisão do STF em 2007, na nova legislatura o mandato não será do parlamentar, mas sim do seu
partido. Prevalecerá a orientação partidária na hora de se votar. Só em casos de autorização individual ou não fechamento de questão, o parlamentar poderá votar diferente do que decidir o partido. Se o parlamentar desobedecer estará sujeito a advertência, suspensão e até a destituição do mandato.

Amordaçado diante das novas regras do Congresso, Tiririca corre sério risco de sucumbir literalmente com a bolinha vermelha no nariz, decepcionando seus eleitores, enquanto a elite partidária (situação e oposição) continuará navegando nas águas mansas do poder. Essa previsão remete-nos ao ditado do Millôr Fernandes, de que *\\\"O Brasil não é o único país corrupto do mundo, mas a nossa corrupção é a mais gratificante\\\".*

* Manoel Afonso, comentarista da TV Record. MS


O Cassilandianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)