Cassilândia, Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

14/01/2008 07:00

Manoel Afonso - Eleições: só não vale perder

Manoel Afonso

“O importante não é ganhar, mas competir”! Essa frase do frances “Barão de Coubertin” na abertura dos Jogos Olímpicos de Londres em 1908 ficou famosa. Até parece que antevia a parcialidade dos árbitros – todos ingleses - em prol dos anfitriões, campeões do evento pela primeira e única vez .
Mas esse papo ingênuo de que a importância da vitória é relativa não cola por ser incompatível com a natureza humana. Desde os tempos da caverna o homem compete para vencer. No caso era pela conquista e posse de algum tipo de alimento em nome da sobrevivência.
Nas eleições o candidato precisa estar preparado para o que der e vier! Não tem essa de “ apenas adquirir experiência” ou algo parecido. Quando sua foto é impressa no cartaz, não tem volta! Tem que se rebolar para não dar vexame e aí a “consulta ao espelho” é inevitável: “serei mais feio que os outros? Serei pior que eles”?
Não se ganha eleição sozinho. Simpatia, postura, roupas e voz fazem a diferença, mas não é tudo. Sem a mão do poder econômico, da força partidária, da participação dos caciques e dos frutos dos conchavos é quase impossível. Além do mais é preciso não errar ao longo da campanha. Uma boa assessoria evita derrapões, equívocos e bobagens que podem colocar tudo a perder.
Para aguçar a memória do amigo leitor: Brizola ia ganhando aquela eleição, mas foi infeliz ao responder deselegantemente a uma repórter em Campo Grande sobre o episódio de sua fuga para o Uruguai. Recentemente foi Ciro Gomes, líder nas pesquisas, mas que numa entrevista falou mal da própria companheira (Patrícia Pilar) menosprezando sua importância em seu projeto político e campanha eleitoral. E deu no que deu! Ambos pagaram com a derrota.
E não se pode ignorar: as eleições – mesmo nas pequenas cidades – acabaram se tornando um espetáculo midiático. As emissoras de rádio estão presentes em todas elas, exigindo candidatos articulados que sejam capazes de provocar empatia com a população de um modo geral. Além de seu programa administrativo, o candidato deve abordar com naturalidade e sabedoria os mais diferentes temas sociais da atualidade. Como não falar de sexo, esportes, emprego, velhice, cultura, família, violência e dignidade?
E para arrematar o lembrete: para nós humanos e vaidosos qualquer candidatura está ligada diretamente à honra. Para se evitar a derrota tenta-se de tudo e vende-se tudo. O pior: as dívidas! Às vezes impagáveis quando a vitória não é possível. Portanto, antes de se aventurar nas urnas deste outubro, é muito bom refletir sobre tudo isso. A distância entre o sonho e o pesadelo é curtíssima!

Manoel Afonso
mcritica@terra.com.br




Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 22 de Novembro de 2017
Terça, 21 de Novembro de 2017
Segunda, 20 de Novembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)