Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

14/05/2008 07:55

Manoel Afonso - Candidaturas: quem sai na frente...

Manoel Afonso

Nesta época as pré-candidaturas já pipocam por aí. Muitas não passam de balão de ensaio, sendo que algumas delas têm como objetivo apenas negociar espaços com outros candidatos em melhores condições. Com isso garantem preciosas “boquinhas” lá frente. Sabe como é! Ninguém é de ferro. Mas para efetivamente serem reconhecidas como candidaturas, terão que passar pelo crivo dos respectivos partidos no prazo legal. Mas essa é outra história.
Aqui o objetivo é abordar a conveniência de se lançar candidatura o mais cedo possível e após a homologação partidária começar a campanha logo no início do prazo permitido pela Justiça Eleitoral. Complementando o título deste artigo: “Quem sai na frente bebe água limpa”? Como dizia aquele coronel personagem de Chico Anísio na televisão: “é relativo...é relativo”.
Colocar a campanha na rua muito cedo tem seus aspectos positivos e negativos. Na primeira hipótese há chance de propagar por mais tempo o nome e a imagem do candidato, tentar o comprometimento de eleitores formadores de opinião, de efetuar o maior número possível de visitas domiciliares, de montar uma equipe eficiente de colaboradores (cabos eleitorais), de dispor de maior tempo para contacto com famílias, líderes religiosos, sindicais, entidades de classe e funcionários de empresas e ainda de se antecipar aos concorrentes para garantir espaços em muros para a propaganda, Há de se levar em conta o impacto positivo dos cartazes, adesivos e faixas junto ao eleitor indeciso que não gosta de perder o voto.
Hoje em dia pesa muito na formação da opinião pública a eficiência da adesivagem nos carros. Por onde circula, o carro acaba sendo um eficiente instrumento de propaganda. Como se diz: quem não é visto não é lembrado. Também o slogan da candidatura acaba refletindo a imagem e a proposta do candidato. Sobre isso, falaremos em outra oportunidade.
Claro que nem sempre aquele que sai na frente acaba vencendo. É preciso dosar a campanha para ela atingir o ápice na boca do funil. É como o time de futebol na Copa do Mundo. Uma campanha longa pode cansar o eleitor e desgastar os candidatos envolvidos. Daí a necessidade de se estabelecer um cronograma e programar atividades diversas como visitas, pequenas concentrações, passeatas, arrastões, comícios e carreatas. Nas pequenas cidades os comícios ainda são válidos e é preciso saber tirar proveito deles ao máximo. Discursos longos e oradores despreparados pesam negativamente.
Estamos ainda em maio. Para alguns é cedo demais para pensar nestes detalhes. Para outros é hora de ir anotando e programando o esquema da campanha. Ganha-se eleição não só pela biografia e propostas do candidato. A eficiência da campanha pode ser determinante. Prova disso é que muitos favoritos acabam perdendo a eleição ao longo da campanha. Em cada cidade não faltam exemplos. Pense nisso!


Manoel Afonso
Comentarista da TV.Record-MS



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 11 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
06:04
Fotogaleria
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)