Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mais de mil policiais vão atuar na operação Carnaval

Agência Popular - 03 de fevereiro de 2005 - 14:44

Este ano, segundo planejamento da Polícia Militar, 1,1 mil PMs vão atuar nos cinco dias de carnaval em Campo Grande. A operação Carnaval 2005 vai além do tradicional carnaval de rua, com desfile das escolas de samba e bailes nas Moreninhas e avenida Fernando Corrêa da Costa, também vai abranger os bailes carnavalescos em cinco clubes da Capital: Rádio Clube, União dos Sargentos, Estoril, Nipo-Brasileiro e Circulo Militar.

Todas as modalidades de policiamento serão empregadas, principalmente a de trânsito, visando à retirada de circulação de motoristas embriagados e que posssam colocar em risco a vida de outras pessoas. Para tanto serão utilizados bafômetros descartáveis e várias blitze serão montadas, principalmente nas saídas dos clubes e nas imediações dos locais onde ocorrerá carnaval de rua.

Com relação ao policiamento do Interior do Estado, a Polícia Militar disponibilizará 3.115 homens e mulheres, reforçando o efetivo nas localidades onde haverá um fluxo maior de foliões, como nas cidades de Jardim, Corumbá, Bonito, Rio Verde, Porto Murtinho, Ivinhema e Paranaíba.

O Corpo de Bombeiros apresentou seu planejamento para a operação Carnaval 2005, sendo que na Capital serão empregados 200 homens, principalmente na fiscalização dos clubes e locais de carnaval de rua e 605 homens nas cidades balneárias, do interior do Estado, como Jardim, Bonito, Corumbá e Rio Verde. No total serão empregadas 54 viaturas. Haverá esquipes especializadas para atendimento em caso de acidentes de trânsito, sendo que será dada atenção especial para a BR 163, saída para Coxim.

A Polícia Civil reforçará todos os plantões na Capital, concentrando o atedimento na Cepol (Centro de Atendimento de Polícia Especializada), localizado na avenida Ceará. A fiscalização da Lei Seca será intensificada e os comerciantes que não possuírem o alvará especial não poderão abrir seus estabelecimentos fora do horário estabelecido em lei.

Os ambulantes serão fiscalizados e, da mesma forma, terão suas mercadorias apreendidas. As cidades turísticas de Corumbá, Coxim, Rio Verde, Bonito e Porto Murtinho terão os plantões reforçados com equipes realizando rondas constantes.

O Departamento de Operações de Froteira (DOF) colocou todo o efetivo para apoiar as ações da Polícia Militar e da Polícia Civil, nas localidades da fronteira. A Agepen (Agência de Administração do Sistema Penitenciário) reforçará todas as equipes que fazem a segurança dos presídios, com o apoio de mais 354 agentes recentemente formados e contratados pelo governo do Estado.

O secretario de Justiça e Segurança Pública, Antonio Braga, ressalta a importância das operações preventivas que estão sendo realizadas em todo o Estado pelas forças policiais, destacando que foram suspensas as férias e serviços administravos nas unidades operacionais e delegacias, justamente para haver total dedicação para o policiamento preventido durante os cinco dias da folia de Momo.

"O folião pode ficar tranqüilo que a segurança pública ficará 120 horas ininterruptas de serviço para proporcionar segurança e assim termos o melhor carnaval de todos os tempos", complementou orientado para que os foliões "não exagerem no consumo de bebidas alcoólicas e que respeitem a vida, nosso maior patrimônio".

Juliana Solis - Sejusp

SIGA-NOS NO Google News